volta às aulas

VÍDEO: Restaurante Universitário da UFSM vai atender todos os estudantes a partir de segunda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) voltou a servir refeições no formato de bufê, na última semana, 28 de março. Esta é a terceira fase de reabertura dos serviços, uma vez que o local deve voltar a receber todos os estudantes a partir do início do primeiro semestre letivo da instituição, em 11 de abril. Com a volta às aulas, o RU II, próximo ao Centro de Tecnologia (CT), também voltará a funcionar.

Conforme a diretora do RU, Carla Brasil, o retorno gradual foi planejado em cinco etapas como forma de preparação para o atendimento da comunidade acadêmica.

- Precisamos cumprir as orientações da comissão de biossegurança do RU e do Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação (COE-E). Como ainda estamos em estado de pandemia, temos que estar de acordo com essas normativas e legislações - explica 


Nas próximas duas fases, serão contemplados os servidores, a partir de 25 de abril, e posteriormente, o atendimento em plena capacidade. Na reabertura, haverá um teto de aproximadamente 3 mil refeições. Segundo Carla, serão feitos oito ciclos de 20 minutos, o que permitirá a entrada de 375 pessoas a cada ciclo. Para o almoço, foi adicionado o tempo de 30 minutos no período de atendimento, das 11h às 14h. Segundo a diretora, o horário pode ser reavaliado de acordo com a situação da pandemia da Covid-19. 

ADEQUAÇÕES

O RU passou por reformas que incluíram a ampliação da cozinha e do refeitório, da área externa, além de se adequar ao Plano de Prevenção contra Incêndio. As mudanças ocorreram durante o período em que local esteve fechado na pandemia.

- Com a reforma, pudemos adicionar pratos no cardápio, como saladas cozidas, saladas folhosas e variedades de frutas no café da manhã, o que não conseguíamos na condição anterior - diz a nutricionista Camila Costa Gressler.

As refeições são elaboradas por uma empresa terceirizada, a ISM Gomes de Mattos Eireli, de Fortaleza, Ceará. Também houve a adição da opção de refeições vegetarianas.

Uso de máscara em ambiente fechado deixa de ser obrigatório em Santa Maria

Até o próximo sábado, podem acessar às refeições de café da manhã (desjejum), almoço e jantar, apenas os estudantes com Benefício Socioeconômico (BSE), auxílio dado a alunos com baixa renda, e os estudantes do Colégio Politécnico. As refeições são servidas de segunda a sábado, no RU I, no campus sede, em Santa Maria.

ESTUDANTES
O calouro em Medicina Gabriel Piranga, 23 anos, tem o BSE e recebe almoço e jantar no restaurante sem precisar pagar os R$ 2,50 cobrados por refeição. 

- Me ajuda muito na condição financeira, está sendo um alívio - comenta.

Já para a estudante de Processos Químicos Luana Becker, 22, o restaurante facilita a rotina dela, que trabalha e, às vezes, não tem tempo para preparar as refeições. 

OUTRAS ETAPAS
O restaurante voltou às atividades em 21 de fevereiro, depois de quase dois anos sem servir, na primeira fase da retomada dos serviços. Nessa etapa, as refeições foram entregues em marmitex, no sistema pegue e leve, somente para moradores da Casa do Estudante regularizados com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), visto que os retornos à moradia estudantil estavam suspensos durante a pandemia. A segunda etapa ampliou o oferecimento de marmitex para estudantes com BSE. 

*Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM anuncia novas vagas de moradia para garantir permanência dos estudantes na instituição

Próximo

UFSM abre segunda chamada oral para completar vagas na graduação

Educação