Novidade na Feira do Livro de Santa Maria: evento voltado a inovação e leitura reúne estudantes no Mercado da Vila Belga

Fotos: Beto Albert (arquivo/Diário)

As ações descentralizadas da 51ª Feira do Livro de Santa Maria seguem encantando crianças e jovens. Na tarde de terça-feira (4), o evento Inovação & Leitura reuniu grande público no Labcriativo, localizado no Mercado da Vila Belga. 

Conforme a secretária municipal da Cultura, Rose Carneiro, a iniciativa tem como objetivo destacar a importância da leitura também no processo de inovação. O público escolhido para as atividades foram os estudantes dos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio de instituições de Santa Maria. 

– Para este evento, quisemos trazer o público jovem e que não está nas programações da Feira do Livro. Normalmente, ela ocorre com espetáculos infantis à tarde, ou seja, uma galera menor. De noite, temos mais adultos. E a galera jovem não está em lugar nenhum. Então, é importante promovermos essas atividades – comenta a secretária. 

Incentivo

Em uma das mesas disponibilizadas no local, o estudante do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Livia Menna Barreto, Miguel Rampelotti Peres, 11 anos, mostrava algumas invenções criadas no âmbito do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM). Atualmente, 80 escolas participam da iniciativa. Para Gilberto Oliveira, 57, que é professor do Núcleo, o Inovação e Leitura é mais uma oportunidade de aproximar os jovens e tecnologia:

– Como se reúnem aqui várias escolas de ensino fundamental e médio, os alunos têm a oportunidade de mostrar o trabalho para todos os colegas, estimulando e incentivando outros a inovar e criar como eles estão fazendo. 

As atividades do Inovação & Leitura seguem até sexta-feira (7). Além das palestras, o público poderá participar de diversas oficinas ministradas por instituições e entidades de Santa Maria. 

A organização da Inovação & Leitura conta com a participação das Secretarias de Cultura e de Educação da Prefeitura Municipal de Santa Maria, da UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Inovação e do Inova Centro e Inova RS, do programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do governo do estado do Rio Grande do Sul. Também possui o apoio da 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

As atividades Inovação & Leitura têm o patrocínio da Corsan, Voalle, AVMB, Forte e Construtora Jobim. Tem apoio da Ulbra Santa Maria, AMF, UFN, Unimed, Unicred, Gradual e Sicredi.

Mudanças de datas

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria ocorreria de 24 de maio a 8 de junho. Entretanto, por conta das fortes chuvas, a data foi alterada. No período em questão, a secretaria municipal da Cultura optou por promover a Feira Fora da Feira, com atividades descentralizadas dentro do município. 

A programação, que segue até sexta-feira (7), conta com leituras nas escolas, contações de histórias, visitas de escritores e atividades no LabCriativo e EduTech, no Mercado da Vila Belga . 

Já a tradicional Feira do Livro de Santa Maria deve ocorrer de 23 de agosto a 7 de setembro na Praça Saldanha Marinho, com estandes, bancas, atividades do Livro Livre e espetáculos no Theatro Treze de Maio. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Docentes devem intensificar mobilização da greve; próxima semana pode ser decisiva para a categoria Anterior

Docentes devem intensificar mobilização da greve; próxima semana pode ser decisiva para a categoria

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira; RS terá calendário diferenciado Próximo

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira; RS terá calendário diferenciado

Educação