Processo seletivo

Trânsito intenso, atrasos e expectativa pela aprovação: confira como foi a manhã do Vestibular da UFSM




Marcada para este domingo, 10 mil inscritos realizam a prova do Vestibular Extraordinário da UFSM 2023 em quatro cidades: Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Os candidatos buscam uma dentre as 543 vagas disponibilizadas pela instituição em quatro campi.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Durante a manhã e a tarde deste domingo, os candidatos responderão a 86 questões e também farão uma prova de redação. 

Foto: Nathália Schneider


A estudante de cursinho pré-vestibular, Camila Staevie, de 18 anos, relata que a maior curiosidade é saber como as questões do exame estarão distribuídas:

 
– É muito nervosismo. Estou fazendo o vestibular mais como um simulado. A gente vem para a prova sabendo que não vimos todos os conteúdos. Somos de Santana do Livramento, minha família escolheu Santa Maria pela proximidade. Medicina foi uma opção por muito tempo e agora estou me preparando.


E claro que a companhia da família neste momento é de extrema importância para quem está ansioso e preocupado com a prova. A  enfermeira do Hospital Universitário da UFSM (Husm), Marcia Balchul, de 50 anos, que também é mãe do vestibulando Bento, de 16 anos, não deixou de participar deste marco na vida do filho. A enfermeira veio para o município, junto com a família, para estudar. Segundo ela, o sonhos dos pais agricultores era a formatura, e chance de cursar uma graduação em uma instituição pública possibilitou a realização deste objetivo: 


– Me formei há 25 anos na UFSM e trabalho no Husm. Passa um filme na cabeça da gente. Eu trazia meu filho ainda bebê para visitar a universidade. A nossa vida é aqui. É com muito orgulho e com muita emoção trazer meu filho para cá. A minha história agora se junta com a dele. Sou suspeita para falar, tenho um amor muito grande pela instituição.


O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, disse estar muito contente pelo retorno do vestibular por causa da movimentação no município:


– Vim trazer minha filha Vitória para prestar o vestibular para o curso de Medicina. Desde sexta há muita movimentação na cidade. Nos preparamos para isso desde a Calourada, na verdade. Muito feliz com o retorno do vestibular.



No fim de junho, no dia 29, a UFSM divulgou a lista com todos os nomes dos inscritos. Nele constam o número de inscrição, nome, curso escolhido, prédio e bloco e a sala de aula para realização do exame do aluno. O estudante do terceiro ano do ensino médio, morador de Ibirubá, Guilhermi Pedroso, de 18 anos, não conseguiu entrar na sala de aula para a realização da prova. Segundo ele, o trânsito estava muito intenso e também houve dificuldade na hora de achar o prédio:

 
– Cheguei cedo na universidade, mas não achei organizada a questão da procura pelo prédio. Poucos locais indicando os prédios – comenta o estudante.


Foto: Nathália Schneider


O pró-reitor de graduação Jerônimo Tybusch explicou o processo de organização para a realização do processo seletivo. Bolsistas e servidores estiveram pelo campus sede para orientar os alunos para a entrada na sala de aula. Durante a manhã, apenas duas pessoas precisaram de auxílio médico, realizado na própria ambulância, sem necessidade de encaminhamento para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). A reportagem do Diário acompanhou o horário de fechamento dos portões em um dos prédios do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). Neste local, pelo menos, três alunos não conseguiram entrar a tempo para a prova:


– Desde às 5h já havia uma movimentação intensa no campus. A partir das 7h, com os portões abertos, começou de fato a famosa correria. Pensamos que o processo seletivo do vestibular, junto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), traz uma diversidade para o ingresso na universidade. Até o momento estamos fazendo uma avaliação positiva do processo, visto a quantidade de inscritos e a movimentação na cidade durante os dias que antecederam a realização da prova. Além de tudo, há a possibilidade das famílias acompanharem os alunos, trazer o chimarrão e esperar o fim da prova – comenta.

Foto: Nathália Schneider


O encerramento da primeira etapa será ao meio-dia. Já às 14h, os concorrentes voltam às salas para dar continuidade no vestibular. Neste turno, serão 30 questões da área de linguagens e suas tecnologias, além da temida prova de redação, que poderá ser escrita como carta aberta ou artigo de opinião.



Registros

  • Acidente na Avenida Medianeira por volta das 5h;
  • Nenhum registro de acidente na Faixa Nova e Velha durante a manhã; 
  • Duas pessoas precisaram de auxílio médico.

Leticia Klusener, Laura Gomes, Rogério Kerber e Gilberto Ferreira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“A felicidade por meio das interações nas redes sociais” foi o tema da redação do Vestibular Extraordinário da UFSM Anterior

“A felicidade por meio das interações nas redes sociais” foi o tema da redação do Vestibular Extraordinário da UFSM

Estado de greve é definido durante paralisação dos professores municipais Próximo

Estado de greve é definido durante paralisação dos professores municipais

Educação