Docentes devem intensificar mobilização da greve; próxima semana pode ser decisiva para a categoria

Docentes devem intensificar mobilização da greve; próxima semana pode ser decisiva para a categoria

Foto: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

Em assembleia realizada na quarta-feira (5), os docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campi de Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul, aprovaram a intensificação da mobilização de greve. A próxima semana, segundo a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), devido a reuniões marcadas, é decisiva para um retorno positivo  sobre as reivindicações da classe. Cerca de 90 docentes estiveram presentes nos quatro campi, 80 deles em Santa Maria. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

As reuniões devem ocorrer na próxima terça-feira (11) com técnico-administrativos e na sexta (14), com docentes no Ministério da Educação (MEC).

O que é reivindicado 

O movimento considera "inaceitável" a falta de reajuste da classe para este ano, bem como as alterações na carreira propostas pelo governo federal. Também os professores solicitam retorno em relação aos demais pontos reivindicados na negociação, como recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino (IFs) e de medidas revogadas que afetam de forma negativa os serviços públicos, implementadas em governos anteriores.

Da assembleia

Durante a assembleia, houve críticas à Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes Federação), que aceitou assinar um acordo com o governo federal em 27 de maio. A decisão foi suspensa de forma judicial, em que foi alegado que a federação não seria legítima por falta de registro legal como sindicato. Confira a decisão na íntegra. 

Segundo informações divulgadas pela Sedufsm, por sugestão da vice-presidente da Sedufsm, Marcia Morschbacher, a nota de repúdio, elaborada e divulgada pelo Comando Local de Greve (CLG) na última quarta, 29 de maio, foi firmada de forma unânime pela assembleia. A nota pode ser conferida aqui. Além disso, foram aprovadas outras pautas como a elaboração de uma carta aberta e também a publicação de um livro sobre a história da Sedufsm, que completa 35 anos em novembro. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira Anterior

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira

Novidade na Feira do Livro de Santa Maria: evento voltado a inovação e leitura reúne estudantes no Mercado da Vila Belga Próximo

Novidade na Feira do Livro de Santa Maria: evento voltado a inovação e leitura reúne estudantes no Mercado da Vila Belga

Educação