
Foto: Reprodução
Captar a atenção do aluno e fazer com que ele entenda o material, crie argumentos e desenvolva o senso crítico são apenas alguns dos desafios dos professores de Ensino Médio. Em Santa Maria, uma iniciativa busca desenvolver a capacidade de reflexão por meio da filosofia, com uma visão contemporânea, aliando as artes e a sensibilidade. O ponto alto desse trabalho ocorrerá na próxima terça-feira, às 8h, por meio de uma peça que será apresentada no auditório da Escola Básica Estadual Paulo Devanier Lauda, no Bairro Tancredo Neves.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Foi com a disciplina eletiva “Despertando da Caverna: O Mito de Platão e a Relação com a Contemporaneidade” que o professor Elvio de Carvalho, 62 anos, vem conquistando os alunos de Ensino Médio. Licenciado em Filosofia e doutor em Educação, o professor incentiva os jovens a conectarem os conceitos filosóficos com questões éticas, sociais e culturais atuais.
– Desenvolvi essa eletiva com o objetivo de desenvolver essas capacidade de reflexão, principalmente por meio do mito da caverna, de Platão, para que eles percebam que a filosofia está presente em nosso dia a dia, mesmo no mundo atual. Ela está presente em todas as nossas ações – explica Carvalho.
Receptividade
Segundo Carvalho, a receptividade por parte dos estudantes tem sido bastante positiva, uma vez que, “para eles, a filosofia é algo muito distante da realidade”. Com o trabalho, é possível aproximar os jovens dos temas filosóficos e trazer isso para a atualidade.
– A eletiva nos permite aprender a filosofia no dia a dia, no cotidiano, trazendo ela para nossa prática diária. Podendo vê-la com uma linguagem simples e acessível – comenta.
A disciplina aplicada às turmas do Ensino Médio da escola Paulo Lauda possibilita, ainda, de uma maneira teórica e prática, mostrar o quanto a filosofia é importante para a vida, no fazer, na formação dos jovens:
– A entrega deles foi muito grande. Nós procuramos fazer não apenas teorias, mas práticas filosóficas, filmes, apresentações em forma de teatro de temas ligados à filosofia. A metodologia que podemos utilizar é riquíssima e ajuda a mostrar a esses alunos como eles podem aprender de maneira prazerosa.
Para além do conteúdo
O professor Elvio de Carvalho destaca que o ensino da filosofia não se restringe apenas a conteúdos, temas e reflexões. É preciso ter, também, um olhar afetivo para com o aluno.
– O fazer pedagógico inclui respeito a cada estudante, o conhecimento que ele traz e a aproximação com os jovens. Isso contribui para que eles não apenas gostem da disciplina, mas demonstrem real interesse pelas aulas, trazendo resultados positivos para todos – avalia.
A peça
O Mito da Caverna é um capítulo retirado do livro "A República", do filósofo Platão, que fala sobre o conhecimento verdadeiro e o governo político. A peça que será apresentada pelos alunos da escola Paulo Lauda traz o conhecimento teórico aprendido de maneira prática.