Foto: Reprodução
Mais de 300 estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – campus Júlio de Castilhos tiveram suas inscrições não homologadas no Processo Seletivo Seriado (PSS) 1, 2 e 3 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A inconsistência foi identificada na segunda-feira (8), após a análise documental feita pela instituição de Ensino Superior.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em entrevista ao Diário, a diretora do campus, Sílvia Montagner, afirmou que a falha está relacionada a algum documento enviado no processo, mas que ainda não foi possível identificar exatamente qual. Segundo ela, o instituto está entrando em contato com todos os alunos e responsáveis afetados e revisando a documentação enviada.
O pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, informou que todos os estudantes já foram notificados e estão dentro do prazo para apresentar recurso:
– Está em prazo de recurso. Todos avisados e recorrendo. As escolas com atestados que não permitem identificar o ano do Ensino Médio foram avisadas formalmente também. Neste caso, o IFFar. Tudo está sendo resolvido.
A reportagem tentou contato com a reitora do Instituto Federal Farroupilha, Nídia Heringer, para verificar se situações semelhantes ocorreram em outros campi da instituição, mas não obteve retorno até a publicação deste material.
Processo Seletivo Seriado
O Processo Seletivo Seriado (PSS) é composto por provas aplicadas ao final de cada ano do Ensino Médio, sempre com conteúdo correspondente à série cursada. Apenas os estudantes habilitados para a terceira etapa, o PSS3, concorrem às vagas disponibilizadas. As avaliações estão marcadas para os dias 10 e 11 de janeiro de 2026, em 12 cidades: Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.
Na última quarta-feira (3), a UFSM informou que, somados o Vestibular e o PSS, foram registradas 23 mil inscrições. Ao todo, a instituição oferece 3.710 vagas – 1.707 pelo Vestibular e 2.003 destinadas ao PSS (terceira etapa).
Nos próximos dias, a UFSM deve divulgar o número de inscritos por cidade onde haverá aplicação das provas, além da relação de inscrições por curso. Os participantes do processo devem acompanhar as atualizações no site da Prograd, onde também estão disponíveis os manuais completos dos candidatos.