Foto: Vinicius Becker
O governo do Estado divulgou, nesta segunda-feira (8), os resultados das inscrições feitas durante o período de pré-matrícula para as escolas estaduais. A consulta pode ser feita no Portal Escola RS, buscando pelas informações de matrícula pelo ícone “consulta de candidato” e informar os dados indicados na tela. Os estudantes têm até o dia 19 de dezembro para confirmar e efetuar a inscrição.
Para isso, é preciso ir presencialmente na secretaria das escolas designadas para cada estudante, apresentar e preencher a documentação necessária para efetivar a matrícula. Os documentos exigidos incluem o CPF e a certidão de nascimento do aluno, o CPF dos pais ou do responsável legal, o comprovante de residência, de preferência a fatura de conta de luz, além da carteira de vacinação atualizada.
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Cada escola organiza o atendimento aos candidatos de acordo com o horário de funcionamento, com atenção especial ao período noturno, de forma a facilitar o comparecimento das famílias.
Rematrículas
Os estudantes que já fazem parte da rede estadual tiveram a matrícula realizada de forma automática, desde que tivessem, no mínimo, 75% de frequência em sala de aula. O período para transferências e para solicitações de vagas remanescentes ocorre na 2ª chamada, que será realizada entre os dias 20 de dezembro e 10 de janeiro de 2026.
A confirmação presencial das matrículas da 2ª chamada, por sua vez, será em janeiro de 2026. O início do ano letivo está previsto para o dia 18 de fevereiro de 2026. Os uniformes escolares, que foram solicitados durante o período da pré-matrícula, serão entregues diretamente nas escolas estaduais a partir de fevereiro de 2026.