Foto: IFFar (Divulgação)
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) confirmou, na noite desta terça-feira (9) que está regularizada a situação dos estudantes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Júlio de Castilhos, cujas inscrições haviam sido inicialmente indeferidas no Processo Seletivo Seriado (PSS). Após diálogo entre as instituições, os documentos foram ajustados e um canal direto de verificação foi estabelecido para evitar novas inconsistências. Segundo o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, todos os alunos foram notificados e seguem dentro do prazo de recurso.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Tybusch explicou que o problema estava nos atestados emitidos pelo IFFar, que não informavam o ano do Ensino Médio em que cada estudante estava matriculado, dado obrigatório para validação da inscrição em qualquer etapa do PSS. Após o esclarecimento, o instituto corrigiu o documento e repassou a confirmação individual por CPF diretamente à UFSM.
Relembre o caso
Mais de 300 estudantes do Ensino Médio do IFFar do campus Júlio de Castilhos tiveram suas inscrições não homologadas no PSS 1, 2 e 3. A inconsistência foi identificada na segunda-feira (8), durante a análise documental feita pela UFSM. No dia, a diretora do campus, Sílvia Montagner, informou ao Diário que a falha estava relacionada a algum documento enviado no processo, mas que ainda estava sendo identificado. O instituto iniciou contato com todos os alunos afetados e revisou a documentação.
A UFSM reforçou que todos os estudantes foram avisados e estão dentro do prazo de recurso. Outras escolas com documentos incompletos também foram notificadas formalmente. A instituição registrou 23 mil inscrições somando Vestibular e PSS, que terá provas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026, em 12 cidades.
Nos próximos dias, a universidade divulgará os números detalhados de inscrições por cidade e por curso. Participantes devem acompanhar as atualizações no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).