mutirão

VÍDEO: bairros da Região Oeste receberam auxílio para regularização de imóveis

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Tesch (Diário)

Moradores dos quatro cohabs, em Santa Maria, e que ainda não possuem o registro da casa em seu nome, têm aproveitado os mutirões para regularizar os imóveis. Com a isenção do Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) para quem não tem dívidas com o município, o dono do imóvel vai precisar pagar apenas os custos cartoriais, variando entre R$ 300 a R$ 500 para colocar o imóvel definitivamente em seu nome. Atualmente, existem cerca de 2,5 mil casas não regularizadas nas cohabs em Santa Maria.

VÍDEO: quanto você deverá gastar na ceia de final de ano

O processo de regularização tem se intensificado nos últimos dias, com um mutirão promovido pela Secretaria de Obras e Habitação nos quatro conjuntos da cidade. Na última quarta-feira, o titular da pasta, José Stédile, esteve na cidade para participar do primeiro evento, que aconteceu no bairro Tancredo Neves e teve 327 atendimentos à população.

- A casa dessas pessoas valoriza, no mínimo, 100% com a regularização. Se tu fores o comprador, vai saber que ela não terá problema no futuro. Além disso, se tu fores fazer qualquer construção na casa, vai encontrar dificuldade pela falta de registro - diz ele.


Apesar de abrir mão do ITBI, a regularização acaba gerando benefícios ao município a longo prazo, com a arrecadação de IPTU, por exemplo.

- Depois que começamos a fazer os mutirões, em 2018, já são 1,5 mil casas registradas - afirma o chefe do setor de habitação da 8ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas, Kleber Colvero.

 Desde os anos 90 morando na Cohab Tancredo Neves, a dona de casa Jussanara Souza, 44 anos, comemora a oportunidade de regularizar sua casa.

- Para mim vai ser uma satisfação dizer que a casa é minha. Até agora, não é - relata ela.

Hoje, o mutirão ocorrerá na Vila Kennedy e na Cohab Fernando Ferrari. É necessário levar carteira de identidade e CPF do dono da residência. 

Confira o número de famílias atendidas pelo mutirão até esta quinta-feira:  

  • Cohab Tancredo Neves - 327 
  • Cohab Santa Marta - 120

Nesta sexta, o atendimento será feito em dois locais:  

  • Vila Kennedy, Escola Marechal Rondon, das 8h30min às 12h 
  • Cohab Fernando Ferrari, centro comunitário, das 13h30min às 18h

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nascidos em junho e julho sem conta na Caixa podem sacar FGTS Anterior

Nascidos em junho e julho sem conta na Caixa podem sacar FGTS

Próximo

VÍDEO: quanto você deverá gastar na ceia de final de ano

Economia