compras mais caras

VÍDEO: quanto você deverá gastar na ceia de final de ano

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Com a proximidade das festas de final de ano, é hora de prepara a ceia e o bolso. Em um espaço de uma semana, duas datas importantes reúnem a família, mas também movimentam a economia. A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) projeta um aumento de 9,5% nas vendas de Natal e Ano Novo em relação ao ano passado no Estado. Em contrapartida, as compras devem pesar mais no orçamento do consumidor, com os produtos cerca de 8,5% mais caros do que em 2018.

A projeção de crescimento nas vendas é capitaneada pelas compras de presentes para a família, com uma expectativa de aumento de 13,5%.

Dólar alto pressiona preço da gasolina, que está sem reajuste há mais de 50 dias

Nos supermercados de Santa Maria, os produtos típicos de final de ano já começaram a chegar. Em alguns, já há espaço destinado para panetones e espumantes. Por outro lado, as tradicionais aves natalinas ainda estão em falta.

- A expectativa é de nós termos um crescimento de, no mínimo, 5%. As ofertas dos produtos que estamos comprando estão bem atrativas. Vamos ter bastante oferta no mês de dezembro e isso deverá impulsionar as vendas - projeta Eduardo Stangherlim, gerente do mercado Stangherlim, que faz parte da Rede Super.

Segundo a Agas, tradicionalmente, os supermercados absorvem cerca de 20% do 13º salário dos gaúchos. O saque do FGTS também deve ajudar a aquecer a economia. O vendedor Fernando Braga, 61 anos, aposta em uma compra mais enxuta para economizar e também não desperdiçar alimentos.

- Com a economia da forma que se encontra, em primeiro lugar, tem de se pensar em não desperdiçar. Então, eu prefiro fazer o que é necessário. Uma pequena ceia, dispensando produtos que não são necessários e que acabam estragando com o tempo - afirma.

Por outro lado, há quem guarde dinheiro somente para as compras de final de ano.

- São dois ranchos: um para o mês e outro para Natal e Ano Novo. Já guardo um salário para isso - relata a funcionária pública Leila Rodrigues, 52 anos.

Confira os produtos com maior expectativa de crescimento nas vendas no Natal e Ano Novo, segundo a Agas:

  • Presentes para a família +13,5%  
  • Vinhos +13%
  • Itens de bazar +11,7%
  • Pescados +11,2%

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: bairros da Região Oeste receberam auxílio para regularização de imóveis

Próximo

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 14,2 milhões

Economia