travessia urbana

Trevo da Uglione terá ponte suspensa

Deni Zolin

O Dnit espera dar início às obras do maior viaduto da Travessia Urbana ainda este ano, se o volume de recursos permitir, pois a obra é complexa e deve levar, no mínimo, 16 meses. Serão, na verdade, uma trincheira (pista escavada, abaixo do nível do solo) que permitirá quem desce de Itaara seguir em direção a São Sepé e vice-versa sem precisar parar no trevo, e mais quatro viadutos. Dois deles serão bem extensos, no sentido de quem desce a Serra para São Pedro do Sul, enquanto outros dois permitirão o trânsito na rotatória atual. O custo total deve ficar em R$ 50 milhões.

A maior novidade é que o projeto está passando por mudanças e os viadutos mais extensos não serão feitos no formato convencional, como no recém-liberado viaduto do Castelinho. A construtora Sogel decidiu inovar e, com aval do Dnit, vai construir um viaduto estaiado, que tem torres e cabos para sustentar as vigas das pistas (assim como a ponte perto da Arena do Grêmio, na Capital e a nova ponte de Laguna). Segundo o Dnit, um dos motivos foi que a Sogel quer se habilitar e capacitar a fazer esse tipo de viaduto.

Novo shopping de Santa Maria terá pista de patinação no gelo

Ainda não há imagens gráficas indicando como ficará o viaduto estaiado porque o projeto ainda está sendo executado. Segundo o Dnit, a mudança não deve alterar muito os custos da obra e servirá como um marco da Travessia Urbana, além de um cartão-postal para a cidade.

Segundo sites especializados em engenharia, os viadutos estaiados têm vantagens como permitir a construção sem a necessidade de interromper o trânsito no local. Além disso, como a pista fica suspensa por cabos de aço, permite que o viaduto seja mais longo e não precise serem construídos pilares a cada 20 ou 30 metros, como nos viadutos tradicionais.

Foto: Travessia Urbana de Santa Maria (Divulgação) 
Na imagem, a projeção original de como ficaria o trevo da Uglion, antes da mudança do projeto para um viaduto estaiado


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

BNDES só deve dar resposta no final de janeiro sobre possível retomada de duplicação da Faixa Velha Anterior

BNDES só deve dar resposta no final de janeiro sobre possível retomada de duplicação da Faixa Velha

Próximo

Confira o calendário de saques do PIS/Pasep para pessoas com mais de 60 anos

Economia