economia

Santa Maria é a 4ª cidade com maior potencial para investimento em imóveis

Deni Zolin

Foto: Germano Rorato (Arquivo/Diário)

Santa Maria é a 4ª cidade gaúcha com maior potencial para investimentos no mercado imobiliário, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Sindicato da Habitação do Rio Grande do Sul (Secovi-RS). Esse foi o resultado do estudo de atratividade dos municípios, feito pelo terceiro ano. Outras cidades da região estão bem colocadas (veja na tabela abaixo).  

Nova perimetral de Santa Maria vai ligar a BR-392 à Faixa Nova de Camobi

Em entrevista ao Diário, a economista e supervisora do Departamento de Pesquisa e Estatística do Secovi-RS, Lucineli Jeremias da Silva Martins, afirmou que o estudo leva em conta 15 indicadores econômicos das 496 cidades avaliadas (exceto Porto Alegre) para apontar se os municípios têm demanda forte, média ou fraca por imóveis de padrão alto, médio e baixo. Segundo ela, o estudo revela se há público potencial para comprar esses tipos de imóveis, a partir de indicadores como renda per capita, PIB do município e percentuais de domicílios alugados e quitados. Mas o estudo não leva em conta se o mercado imobiliário está aquecido ou não nas cidades, pois dependeria de outros dados.

- Esse é um estudo de demanda. Ele revela se tem consumidor para esses tipos de empreendimentos, se a cidade comporta esse tipo de investimento. Já a velocidade de venda (se a venda de imóveis está aquecida ou não) depende de outros fatores, como localização, infraestrutura e atrativos - afirma.

Segundo Lucineli, esse estudo ajuda investidores e empresas do ramo a definir em que cidades vale a pena investir, pois têm pessoas com renda para comprar os imóveis. Para Lucineli, a economia e o setor imobiliário no Estado estão se recuperando:

- Apesar dos períodos de crise da economia em 2015 e 2016, que foi considera a pior crise econômica da história brasileira, a gente nota que em 2017 já houve certa recuperação. É lenta, mas gradual. Os empregos foram gerados nesse período, e os dados de 2017 são muito melhores que os de 2015 e 2016. A gente está prevendo um crescimento de 1% a 2% no setor imobiliário no Estado em 2018 - afirma.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Acesso via Facebook a sites de notícia cai após mudança na rede

Nova perimetral de Santa Maria vai ligar a BR-392 à Faixa Nova de Camobi Próximo

Nova perimetral de Santa Maria vai ligar a BR-392 à Faixa Nova de Camobi

Economia