boa notícia

Nova perimetral de Santa Maria vai ligar a BR-392 à Faixa Nova de Camobi

Deni Zolin

Foto Lucas Amorelli
Trajeto da perimetral vai passar pelo bairro Diácono João Luiz Pozzobom, perto da Maringá

A construção de uma nova perimetral em Santa Maria - a obra é uma exigência para a renovação do contrato com a Corsan e será bancada por verbas da estatal ao custo de R$ 24 milhões - vai se tornar uma nova via de acesso à Universidade Federal de Santa Maria.

Desde que a nova perimetral de Santa Maria foi anunciada, a grande dúvida era: qual será o traçado da avenida? Por onde ela passará? O Diário conseguiu o projeto com o traçado previsto (imagem abaixo), que foi feito pelo Instituto de Planejamento (Iplan).

Partindo da BR-392, o início da perimetral será perto do acesso à Estância do Minuano. Ela seguirá quase em linha reta acompanhando uma linha de transmissão de energia de alta tensão, que passa pelo meio do bairro Diácono João Luiz Pozzobom e chega até uma subestação de energia na Estrada Silvio Schirmer (estrada de Pains), nos fundos da UFSM. Segundo a prefeitura e o Iplan, o traçado poderá sofrer ainda alguma pequena alteração

Imagem: arte sobre Iplan/reprodução

A avenida será uma nova ligação entre a Faixa de São Sepé (BR-392) e a Faixa Nova de Camobi (RSC-287), reduzindo o trajeto de muitos motoristas. Partindo da BR-392, eles não precisarão ir até a cidade, passando pelos trevos da Uglione e da Rodoviária, para pegar a Faixa Nova e ir até a UFSM ou em direção à Quarta Colônia. A perimetral, que terá mais de 5 quilômetros de extensão, será uma espécie de anel viário, permitindo o trânsito por fora da cidade.

Laudo revela motivo da queda do telhado do Clube Caixeiral

OBRA DEMORADA E SEM PREVISÃO DE DATA

A previsão é que o contrato com a Corsan seja assinado em março, com a garantia do repasse desses R$ 24 milhões para a obra da perimetral. Porém, para que essa avenida saia do papel, deve levar alguns anos. Primeiro, será preciso fazer a licitação para contratar uma empresa que fará o projeto executivo da obra - e ele deve ser bem detalhado e prever uma base reforçada, já que a perimetral deve ter trânsito de cargas pesadas. Depois de feito o projeto, será preciso da aprovação da Fepam, já que o traçado passa por arroios. Em seguida, será preciso fazer a licitação para definir a empresa que construirá a avenida. Portanto, levará alguns anos até a perimetral sair do papel. Ela acabará valorizando as áreas da região e fomentará o desenvolvimento do entorno, com a abertura de novos loteamentos.

Santa-marienses poderão fazer denúncias à Guarda Municipal por meio do Whatsapp

O vereador Juliano Soares (PSDB), Juba, propõe colocar o nome do fundador da UFSM, Mariano da Rocha, na nova perimetral.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria é a 4ª cidade com maior potencial para investimento em imóveis Anterior

Santa Maria é a 4ª cidade com maior potencial para investimento em imóveis

Google lança no Brasil aplicativo único para sistemas de pagamentos Próximo

Google lança no Brasil aplicativo único para sistemas de pagamentos

Economia