Santa Maria é a 31ª cidade gaúcha a ter a plataforma Tudo Fácil Empresas

Caroline Souza e Mateus Ferreira

Santa Maria é a 31ª cidade gaúcha a ter a plataforma Tudo Fácil Empresas

Foto: Mateus Ferreira (Diário)

Na tarde desta terça-feira (29), a prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, lançou o sistema Tudo Fácil Empresa. A cerimônia ocorreu na sede do Espaço Contábil, no Bairro Dores, e contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Governança; da Junta Comercial do Estado e de instituições civis.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Disponibilizada pelo governo do Rio Grande do Sul, a plataforma é coordenada pelo DescomplicaRS, SebraeRS e Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). O programa visa simplificar a abertura de empresas limitadas e individuais que desempenhem atividades de baixo risco de forma gratuita, automática, ágil e sem burocracia.

Santa Maria é o 31° município do estado a contar com a plataforma, conforme explica a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren de Vargas Momback:


— Santa Maria é o trigésimo primeiro município a ter concluído o projeto e implementar o Tudo Fácil Empresas, mas esse trabalho já existe em 150 cidades gaúchas e nosso objetivo é colocar essa plataforma em todos os 497 municípios do nosso estado. O Tudo Fácil Empresas, consiste na integração em todas as fases para se abrir uma empresa, de forma automatizada, gratuita, sem burocracia e em apenas 10 minutos — diz Momback.


O secretário interino de Licenciamento e Desburocratização de Santa Maria, Beloyannes Orengo de Pietro Junior detalhou como é a participação do município no serviço do Tudo Fácil Empresa.


— No portal do Tudo Fácil Empresas, para o município que aderiu, o empreendedor busca o acesso no portal e, ao final, ele já vai ter o seu Cnpj e sua inscrição cadastral automática, tanto na Sefaz quanto no município. Ele vai ter também, dependendo do que for respondido nos questionários, um documento relacionado aos bombeiros, e aproveitando as funcionalidades da ferramenta, terá ainda a declaração ou certidão de dispensa de atos públicos para exercício de atividade econômica, porque ela é de baixo risco — explica.


Tudo Fácil Empresas

Para formalizar uma empresa no Tudo Fácil Empresas, é obrigatório:


• Exercer atividades econômicas de baixo risco (conferir anexo da Resolução nº 04/2023)

• Escolher um nome empresarial, dentre as opções sugeridas pelo sistema

• Utilizar o documento de constituição da empresa, gerado pelo Tudo Fácil Empresas, sem acrescentar cláusulas

• Assinar o documento, utilizando assinatura avançada do Gov.br, sem uso de procuração

• Atender as regras do registro automático


Para acessar, basta clicar aqui e ter uma conta gov.br

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cabanha Rancho Taura, de São Martinho da Serra, conquista os dois principais prêmios de ovinos fêmeas da raça Texel pura origem na 46ª Expointer Anterior

Cabanha Rancho Taura, de São Martinho da Serra, conquista os dois principais prêmios de ovinos fêmeas da raça Texel pura origem na 46ª Expointer

Marfrig vende frigorífico de São Gabriel em negociação de R$ 7,5 bilhões com grupo paulista Próximo

Marfrig vende frigorífico de São Gabriel em negociação de R$ 7,5 bilhões com grupo paulista

Economia