Receita Estadual disponibiliza assistente virtual que esclarece dúvidas de contribuintes

A Receita Estadual do Rio Grande do Sul criou a Rê, uma assistente virtual para esclarecer dúvidas e prestar orientações aos cidadãos e contribuintes. O chatbot está disponível no Portal de Atendimento. O ícone dessa nova ferramenta está localizado no canto inferior direito da tela e está identificado como Fale Conosco. A Rê pode responder a diversos questionamentos sobre a administração tributária gaúcha, além de verificar o status dos protocolos de atendimento abertos pelo usuário nos canais Fale Conosco e Plantão Fiscal Virtual, bastando informar o código do protocolo (no formato PFV-000000-A0A0A). 

Entre os assuntos que podem ser abordados com a assistente virtual, estão:

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA)
  • Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCD). 
  • Nota Fiscal Gaúcha (NFG)
  • Devolve ICMS
Foto: Divulgação/site Receita Federal

Iniciativa

O sistema robotizado é resultado de um projeto desenvolvido pela Divisão de Relacionamento e Serviços da Receita Estadual ao longo dos últimos meses. A novidade está inserida no contexto da agenda Receita 2030+, composta por 30 medidas para modernização da administração tributária gaúcha. 

– Faz parte do processo de modernização e digitalização do atendimento, visando simplificar a experiência que os  usuários têm dos serviços. É mais um avanço na construção do que chamamos de Receita Digital, sempre com foco em gerar valor público para a sociedade gaúcha – destaca o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Pereira.

As informações da ferramenta são baseadas em um banco de dados construído pelo fisco gaúcho, que será permanentemente qualificado e atualizado. O objetivo é incrementar a utilização de práticas de aprendizado de máquina (machine learning) e inteligência artificial para tornar as interações cada vez mais reais e efetivas para os usuários.

Portal de Atendimento 

O Portal de Atendimento da Receita Estadual, lançado em junho de 2022, é um ambiente no qual os serviços e informações da instituição estão disponíveis de forma estruturada, com visual intuitivo e busca eficiente. O objetivo é que o usuário acesse a página e encontre tudo o que precisa, de maneira rápida e intuitiva, independentemente do perfil ou da necessidade. É possível, por exemplo, solicitar serviços, buscar orientações ou encaminhar dúvidas.


*com informações da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo Federal lança Novo PAC e triplica investimentos em infraestrutura Anterior

Governo Federal lança Novo PAC e triplica investimentos em infraestrutura

Rotas da Inovação: projeto do governo do Estado que visa desenvolvimento regional tem evento em Santa Maria nesta terça Próximo

Rotas da Inovação: projeto do governo do Estado que visa desenvolvimento regional tem evento em Santa Maria nesta terça

Economia