Foto: Serpro (Divulgação)
A consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023 abriu na manhã desta segunda-feira (24). Este lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores, e os pagamentos serão feitos a partir de 31 de julho.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo a Receita Federal, o crédito contemplará mais de 5,6 milhões de contribuintes e somam cerca de R$ 7,5 bilhões em pagamentos. Desse total, de acordo com a Receita, cerca de R$ 5,6 bilhões serão destinados a contribuintes que têm prioridade no recebimento.
Ao total, são:
- 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 95.047 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.879.049 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 1.600.964 não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março de 2023.
Além deste, de acordo com o g1, outros dois pagamentos de lotes serão feitos: o pagamento do quarto lote está marcado para 31 de agosto, enquanto do quinto está agendado para 29 de setembro.
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito no dia 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.