vai deixar saudade

Prefeitura e clientes lamentam fechamento do Restaurante Augusto após mais de 50 anos

da redação


O fechamento de um dos restaurantes mais tradicionais de Santa Maria já virou assunto nas redes sociais. Com mais de 50 anos de história, o Restaurante Augusto, que fica no Centro da cidade, vai fechar as portas e já deixa saudade entre os clientes que apreciam o ambiente hospitaleiro e os pratos da culinária portuguesa. Além dos frequentadores, a prefeitura de Santa Maria se manifestou oficialmente no começo da tarde desta quarta-feira lamentando lamenta o fim das atividades do estabelecimento. 

Na nota, a prefeitura esclarece que a decisão de o local encerrar as atividades foi dos proprietários e não teve influência de ações da Vigilância Sanitária, como chegou a ser especulado.

"A Prefeitura de Santa Maria lamenta profundamente que o Restaurante Augusto, que há 50 anos faz parte da história da nossa cidade, encerre as suas atividades. De qualquer forma, é nosso dever esclarecer que essa foi uma decisão particular dos proprietários do estabelecimento, que comunicaram pessoalmente ao prefeito a escolha por encerrar as atividades. Reiteramos que recebemos esta notícia com muita tristeza em razão do simbolismo do restaurante para nossa cidade. Desta forma, é necessário destacar que o estabelecimento não foi interditado, nem encerrou suas atividades em função da atuação da Superintendência da Vigilância em Saúde do Município. Por fim, de acordo com a Superintendência da Vigilância em Saúde, cabe informar que restaurante está regular, em processo de renovação do alvará sanitário."

O fechamento do Restaurante foi publicado com exclusividade pelo Diário na edição impressa de 24 de janeiro, na coluna de Deni Zolin. Na época, e a direção do restaurante afirmou que o fechamento seria para uma reforma. Na noite de ontem, um dos proprietários do restaurante, Augusto Ricardo Martins, filho do fundador, falecido em 2015, falou ao Diário, quando questionado sobre se o fechamento seria definitivo, que "não está nada certo". 

DEMISSÕES
O Secohtur, sindicato responsável por funcionários de bares, restaurantes e similares, foi informado sobre 34 pedidos de demissão de empregados do Restaurante Augusto. A presidente do Secohtur, Rejane Cabral, contou que as rescisões devem ser assinadas em 11 de fevereiro e que, nesta quinta, deve ser o último dia de funcionamento do local.

CLIMA DE DESPEDIDA
O fim das atividades do local que foi ponto de encontro de autoridades, políticos e artistas que passavam por Santa Maria gera, deste a terça-feira, mensagens de lamento dos clientes de Santa Maria. Muitos, que foram se despedir do local, postaram suas despedidas agradecendo pelos anos de carinho, hospitalidade e carinho dos funcionários. Nos comentários, também nas redes sociais, algumas pessoas chegam a questionar se o local abrirá na noite desta quarta-feira. 

"Despedindo desse lugar que somos muito grato por ter acolhido tão bem nosso Rotary dês do início nossas reuniões sempre foram aqui, por todos os funcionários essa família que nos atenderam sempre tão bem, podem ter certeza que sempre vamos lembrar com muito carinho desses 50 anos de história!!!! Muito obrigada por tudo!!! " - Seliane Prade


"Santa Maria sem Augusto nunca mais será a mesma. Tantos encontros, risadas. Momentos inesquecíveis e esses grandes profissionais que sempre nos atenderam como a um irmão ..que pessoas lindas. Claro que vim aqui com minha filha...impossivel não vir. A saudade já é enorme"  - Cuca Viedo

"Companheiros do Rotary Club de Santa Maria Nordeste, nesta noite, confraternizando na última noite de reunião do clube neste renomado local que nos abrigou por 47 Anos. Agradecemos à família de Augusto Martins e funcionários pela excelência na gastronomia, nos serviços, ambiente aprazível, acolhimento e carinho dedicados a todos os companheiros deste clube"  - Liane Marques

"Se despedindo do Restaurante Augusto!!!  Muitos momentos bons passamos aqui!!!" - Fábio Lima

"Eu e minha família lamentamos o fechamento. Era uma referência para Santa Maria, local muito agradável, atendimento excelente e comida de ótima qualidade. O Lions Clube Santa Maria Centro, atualmente com 60 anos, tem sua história ligada ao Restaurante Augusto, desde a fundação. Muitos eventos foram realizados lá, com excelente atendimento. Um lugar onde sempre nos sentimos em casa" - Vera Lúcia Rockenbach, presidente do Lions Santa Maria Centro  

A história da ex-vereadora e secretária do Meio Ambiente Sandra Rebelato se confunde com a trajetória de crescimento do restaurante. De acordo com Sandra, os pais dela vieram de Jaguari para Santa Maria, em 1952, quando la tinha 1 ano de idade. Logo depois de chegar à cidade, a família foi morar em uma espécie de pensão

que funcionava onde, hoje, fica o estacionamento do Augusto. 

- Os anos passaram, meu pai se tornou um amigão do Augusto e, depois de um tempo, a família que era dona da pensão acabou colocando o local para venda. Meu pai foi até o restaurante e disse 'Augusto, tu tens que comprar esse terreno', e afirmou que isso seria muito bom para o restaurante, que poderia ganhar um espaço para o estacionamento. O Augusto, no início, achou caro, mas acabou comprando o terreno. Dos meus 67 anos de vida, frequentei o restaurante por 66. Primeiro, com meus pais e irmãos. Depois, meu casamento foi realizado lá, em 1970. Inclusive, quando ficamos sabendo sobre o fechamento, liguei para os meus filhos e combinamos de nos reunirmos pela última vez, nesta noite, para uma última fotografia - contou a secretária.

E, para confraternizar com a família, Sandra já até escolheu qual será o prato da noite: massa na trouxa, o preferido da família Rebelato.

O RESTAURANTE 

O Restaurante Augusto foi fundado no final dos anos 1960 por Augusto Martins. Agricultor português nativo, ele chegou ao Brasil aos 21 anos para trabalhar no restaurante do pai, Manoel Martins. 

Após 20 anos de experiência, fundou seu próprio estabelecimento, em 1968. Colocar o próprio nome no Restaurante foi uma sugestão vinda de amigos, que apostavam na popularidade do empreendedor. Não demorou para que o Restaurante Augusto, localizado na Rua Floriano Peixoto, 1.354, Centro, ganhasse prestígio na cidade, vindo a se tornar uma referência gastronômica e patrimônio cultural de Santa Maria. 

Foto: Augusto Martins, fundador do restaurante, com familiares 

Após 20 anos na direção, o proprietário foi passando, aos poucos, a gestão para seu filho, Augusto Martins, e seu genro, Marco Antônio Fank, que morreu em um acidente de motocicleta no final de 2018. Juntos, remodelaram a parte administrativa e operacional do restaurante, além de fazerem mudanças na estrutura física, sem perder, no entanto, a tradição, e mantendo o bom serviço oferecido.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: com o dinheiro da venda de doces, universitárias pagam cursos de especialização Anterior

VÍDEO: com o dinheiro da venda de doces, universitárias pagam cursos de especialização

Governador diz que há perspectiva de pagamento da 1ª faixa de salário dos servidores amanhã Próximo

Governador diz que há perspectiva de pagamento da 1ª faixa de salário dos servidores amanhã

Economia