Fiscalização

Prefeitura apertará o cerco ao comércio irregular nas ruas de Santa Maria

Deni Zolin

Além de definir como será a comercialização dos lotes para ambulantes venderem produtos durante a Romaria da Medianeira, em 12 de novembro, a prefeitura de Santa Maria confirmou ontem que vai intensificar a fiscalização contra o comércio informal nas ruas da cidade, já a partir desta semana, o que, obviamente, causará polêmica. É que a prefeitura costuma ficar entre a cruz e a espada quando se trata desse assunto.

Homem é preso com 41 kg de maconha em duas malas

– Há uma pressão, e com razão, dos comerciantes legalizados, como fruteiras, contra essa venda irregular nas ruas. Por outro lado, quando os fiscais apreenderam frutas, teve gente que chutou o carro da Guarda Municipal – diz o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, que vai procurar a Receita Federal para dar apoio nas ações.

Passagens intermunicipais estão mais caras

Segundo ele, é comum aumentar o número de vendedores irregulares nessas semanas que antecedem a Romaria e, por isso, deve haver pelo menos duas blitze por semana do setor de Fiscalização com apoio da Guarda Municipal.

– Queremos que as pessoas venham de fora para a Romaria tenham um trajeto limpo e organizado. Não haverá lotes em frente à Basílica. Aumentaremos o número de lotes para vendedores e, perto da Basílica, a prioridade será para quem vende alimentos. Também colocaremos este ano lotes abaixo da Basílica, na Avenida Medianeira, e também na Rua Heitor Campos – diz Cortez.

Divulgados locais de prova do concurso da prefeitura de Santa Maria

Segundo ele, a ideia é que, assim, tudo fique mais organizado e oportunize todos os ambulantes a terem locais regularizados para a venda de produtos. Por isso, aumentará a fiscalização de quem não comprar lotes e quiser vender irregularmente – eles terão os produtos apreendidos.

Além disso, produtos piratas, como CDs e DVDs, e bebidas alcoólicas não poderão ser vendidos durante a Romaria e dentro da Basílica. Segundo o chefe do setor de Fiscalização, Tiago Candaten, a prefeitura terá 20 fiscais e 10 guardas municipais na fiscalização, que contará com o apoio da Brigada Militar, que instalará na Romaria a Plataforma de Observação Elevada (POE), pertencente à Secretaria de Segurança do Estado e equipada com várias câmeras.

VENDAS DE LOTES NA ROMARIA

Para a 74ª edição da Romaria Estadual da Medianeira, a prefeitura deve vender de 200 a 250 lotes, que serão distribuídos na Avenida Medianeira, a partir do portão do parque da Basílica até a Rua General Osório, e na Rua Heitor Campos, entre a Medianeira e a Rua Doutor Teodorico. Cada um custará R$ 242,22. As vendas serão de 6 a 10 de novembro, das 7h30min às 13h, no 1º andar do prédio da prefeitura, e no dia 11 de novembro, das 13h às 18h, no posto em frente à Basílica da Medianeira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Estudante faz sucesso vendendo comida vegana em Santa Maria

Próximo

7 obras públicas que estão paradas e deixam de atender à comunidade

Economia