Opinião

Planos para a ferrovia Norte-Sul estão quase sepultados

Nos últimos anos, todos nós ouvimos falar muito sobre esse projeto, com políticos anunciando a obra e usando politicamente do assunto, com reuniões e audiências públicas. Porém, a ferrovia Norte-Sul, que ligaria Panorama (SP) a Rio Grande, passando por Santa Maria, deve ficar só na promessa. Ela foi anunciada em 2012, pela então presidente Dilma, mas o projeto nunca saiu do papel. Nos últimos anos, chegou a haver audiências públicas e anúncios de que a ferrovia iria ser mesmo construída. Depois, chegou a ser confirmado até o traçado, que inclui Cruz Alta e Santa Maria - isso está no site da estatal Valec, que cuida das ferrovias. A esperança era que o projeto poderia andar porque seria incluído num plano de concessões à iniciativa privada, não dependendo de verbas públicas. Porém, a possibilidade de a nova ferrovia ser construída aqui na região é quase nula.

A novidade é que o site G1 ouviu especialistas que afirmam que a tendência é que a concessão de apenas três novas ferrovias saia somente em 2019, e esse trecho que passa aqui nem está nos planos de Temer. O único trecho previsto da Norte-Sul para concessão vai do norte de São Paulo a Tocantins. Os outros dois trechos são de ferrovias entre Sinop (MT) e o porto de Itaituba (PA) e de Tocantins ao porto de Ilhéus (BA).

Com o preço da gasolina nas alturas, quando vale usar GNV

Estatal dá respostas genéricas 

Entrei em contato com a assessoria da Valec, em Brasília, e a resposta foi genérica, de que somente os estudos de viabilidade técnica e econômica foram concluídos em relação aos trechos Panorama (SP) a Chapecó (SC) e de Chapecó a Rio Grande, passando por Santa Maria. Segundo a estatal, os estudos apontaram que a construção da ferrovia é viável economicamente nesses dois trechos, mas esse é só o primeiro passo. Nem os projetos da obra foram feitos, que seria o próximo passo para licitá-la. A Valec não respondeu se há alguma previsão de a obra sair do papel.

ESTUDO E O TRAÇADO

O estudo de viabilidade técnica e econômica feito pela estatal Valec, que está detalhado e com mapas, neste site, tem até um traçado sugerido para a ferrovia Norte-Sul cruzar por Itaara e Santa Maria. É o que mostra a imagem abaixo, indicando que a ferrovia desceria de Itaara em direção a Camobi e Arroio Grande, seguindo em direção a Pains.

A grande dúvida que fica: será que um dia veremos essa nova estrada de ferro ser construída? Infelizmente, é provável que ficará só no plano das ideias.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre um dos donos do Restaurante Vera Cruz Anterior

Morre um dos donos do Restaurante Vera Cruz

Próximo

Saque do PIS/Pasep para idosos a partir de 60 anos começa nesta segunda

Economia