32º encorte

Pecuária de corte será o foco de debates a partir desta quinta-feira em Santa Maria

A pecuária de corte será o foco do 32º Encorte – Encontro de Raças de Corte que ocorre de hoje a sábado, em Santa Maria. O evento é promovido pelo Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e se destina a profissionais, estudantes, produtores e interessados na área da cadeia da carne bovina e ovina.

O Encort busca debater as novas tecnologias e práticas para aumentar a produtividade das fazendas, apresentar estudos e dados que comprovem aumento e proporcionar aos participantes a criação de novas parcerias. Para isso, estão previstas palestras com especialistas no assunto, que ocorrerão no Auditório Flavio Miguel Schneider (Anfiteatro do CRR), no campus da UFSM de Camobi.

O encontro começa nesta quinta-feira às 8h, com o credenciamento dos participantes. Na quarta já não havia mais inscrições disponíveis no site do Encorte.

A partir das 8h30min, terão início os debates, com destaque para a carne bovina. A primeira palestra será “Análises e perspectivas para pecuária de corte”, com o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz.

Amanhã, o foco será a carne de ovelha. Com o tema “Um novo olhar parar a cadeia produtiva de carne ovina no Rio Grande do Sul”, a palestra de abertura será apresentada pelo professor Júlio Barcelos, do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro).

Até sábado, também estão previstos debates com o secretário estadual de Inovação, Rafael Paglioli, e com os palestrantes Luiz Felipe Barros, Leticia Signor, entre outros. No sábado o Encorte será dedicado a um dia de campo na Área experimental do Colégio Politécnico da UFSM

Antiguidade

Realizado há 32 anos, o evento é considerado o ciclo de palestras mais antigo organizado por uma universidade federal do país.


Programação

Quinta

  • Ciclo de palestras de bovinos
  • 8h30min – Antônio da Luz: “Análises e perspectivas para pecuária de corte”
  • 9h20min – Luiz Felipe Barros: “Como a informação pode fazer a diferença na pecuária”
  • 13h30min – Delair Bolis: “A conexão ser humano, inovação e produtividade como licenças para vencer na pecuária de corte”
  • 14h20min – Letícia Signor: “Tecnologia e inovação em produção e manutenção de pastagem”
  • 16h – Os Agronautas: Ana Doralina Alves Menezes, João Paulo Schneider da Silva (Kaju), Ricardo Pedroso Oaigen, Roberto Andrade Grecellé e Yara Suñé

Sexta

  • Ciclo de palestras de Ovinos
  • 9h – Prof. Júlio Barcelos (Nespro): “Um novo olhar parar a cadeia produtiva de carne ovina no Rio Grande do Sul”
  • 10h10min – Rafael Paglioli, secretário estadual de Inovação: “ Certificação Cordeiro Premium Gaúcho”
  • 11h45min – Pitch de empresas do setor
  • 12h Sessão de Negócios
  • 14h – Painel Feminino: “A ovinocultura é o meu negócio”, com mediação de Clarice Chwartzmann

    Sábado

  • 9h – Dia de campo, na Área experimental do Colégio Politécnico da UFSM. Tema: “Tecnologia aplicada para aumentar a produção pecuária


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A volta às aulas presenciais nas universidades afetou os aluguéis em Santa Maria? Anterior

A volta às aulas presenciais nas universidades afetou os aluguéis em Santa Maria?

Salário mínimo de R$ 1.320 entra em vigor nesta segunda Próximo

Salário mínimo de R$ 1.320 entra em vigor nesta segunda

Economia