inovação

O que produzem as 27 empresas do Polo de Defesa de Santa Maria

Eduardo Tesch

Foto: Renan Mattos (Diário)

A classificação de uma empresa do setor de defesa é diferente do que em outra área. Em um primeiro momento, quando pensamos em um empreendimento da área da defesa, o que nos vem a mente é a fabricação de blindados, armas ou colete à prova de balas. Apesar de muitas empresas de segurança realmente fabricarem esses equipamentos, o setor de defesa engloba muito mais do que isso. Empresas que produzem simuladores, antenas e até alimentos podem se enquadrar no setor de defesa. Isso explica o porquê que Santa Maria almeja, desde 2014, quando foi criado o Polo de Defesa na cidade, ser reconhecida como um centro de referência de produção de artigos para uso militar.

ANP ouve sugestões sobre preços de combustíveis

Santa Maria possui o segundo maior contingente militar do Brasil, com cerca de 6,7 mil homens e 21 organizações militares. De forma proporcional, a cidade tem o maior contingente militar em relação a sua área de todo o país. Toda essa estrutura demanda uma diversidade imensa de produtos que, na maioria, são produzidos por empresas de fora do Estado ou do país.

Pensando na potencialidade de promover uma maior integração entre as empresas da cidade e as Forças Armadas, em 2014, foi criado o Polo de Defesa de Santa Maria. O Polo é um conglomerado de 27 empresas, que têm potencialidade de se tornarem fornecedores do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

- O principal objetivo do polo é encontrar uma nova matriz econômica para Santa Maria. Hoje, nós somos muito dependentes do setor público e precisamos encontrar alternativas a isso. Acreditamos que o setor de defesa e segurança pode alavancar muito o setor econômico da cidade no médio e longo prazo - diz Diogo de Gregori, executivo da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, que faz a gestão do Polo de Defesa.

MÃO DE OBRA
No início deste mês, uma comitiva do Ministério da Defesa desembargou em Santa Maria para preparar um relatório sobre o potencial das empresas do Polo de Defesa. Foi a primeira vez que as Forças Armadas enviaram representantes para prospectar o Polo, visitando 21 empresas. O relatório com as potencialidades da cidade vai ser elaborado pelo assessor militar da Secretaria de Produtos de Defesa, do Ministério da Defesa, coronel Luis Felipe Garcia Fernandes. Ele ressalta a importância das universidades na formação de mão de obra qualificada para a produção de produtos de alta tecnologia.  

- Aqui existem duas universidades muito bem conceituadas e isso é muito importante para o desenvolvimento de tecnologia. Com isso, aqui você consegue formar recursos humanos com mão de obra altamente qualificada. Santa Maria é conhecida como exportadora de cérebros, não é mesmo? Nós queremos que esses cérebros se mantenham aqui - afirma.

Além de Uber e Garupa, Santa Maria tem um novo app de transporte

O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, afirma que a vinda da comitiva das Forças Armadas se alinha com o que a universidade já vem trabalhando. O reitor afirma que a Federal está em tratativas iniciais para a criação de um curso de pós graduação para o setor de defesa.

- Nós estamos desenvolvendo tecnologia que sirva de interesse à população. Estamos muito empenhados nessa direção. O Centro de Tecnologia, que tem uma relação muito próxima com a proposta do Polo, está bem envolvido nessa demanda. Nós realmente temos um potencial muito grande nessa área. Estamos em tratativas, embora muito iniciais, para criar um curso de pós graduação voltado para a área de defesa - diz.

Em três horas, posto vendeu 4 mil litros de gasolina por quase metade do preço

O coronel Luis Felipe ainda ressalta a importância de mostrar às empresas as vantagens em se tornarem fornecedores das Forças Armadas.

- Além de conhecer as empresas, nós queremos mostrar a potencialidade que elas têm em prestar serviços para nós - afirma o coronel.

Foto: Renan Mattos (Diário)

AS EMPRESAS

Acespeças
Fundada em 1984, a empresa é especializada no corte e conformação de peças e componentes industriais. Fornece serviços para empresas do setor metalomecânico. 

Agrimec
Fundada em 1974, a empresa atua no mercado agrícola, sendo a maior fabricante de implementos agrícolas para a lavoura arrozeira de toda a América Latina.  

Auster Tecnologia
Empresa fundada por alunos da UFSM, a Auster desenvolve soluções agrícolas e militares com aeronaves remotamente pilotadas.  

Ávato
Especializada em serviços de tecnologia de informação e de comunicação.

AVMb
Presta serviço de consultoria e assessoria no desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão.  

Defii
Desenvolvimento de softwares para educação, treinamento e capacitação para o setor de defesa.

Enovative
Empresa do ramo de tecnologia que desenvolve softwares interativos

i3 Tecnologia
Desenvolve soluções para área logística, de mobilidade urbana, segurança eletrônica, segurança pública e defesa. Já possui experiência na área da segurança pública por meio de monitoramento remoto.

Idema
Fundada em 1972, por um grupo de professores do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Maria, a empresa, além de ser prestadora de serviços em usinagem, fabrica cilindros hidráulicos, eixos, fresas, engrenagens e caixas de transmissão.

Intecsol
Produz sistema de aquecimento solar de água.

KMW do Brasil
Tem matriz na Alemanha. Faz fabricação e manutenção de carros de combate, viaturas blindadas de transporte, antiaéreas, de artilharia, de reconhecimento, de patrulha, entre outras. Está em Santa Maria desde 2013 e inaugurou sua sede na cidade em 2016, que atende a América do Sul.

On Security
Atua no setor de segurança da informação, desenvolvendo softwares de mapeamento de vulnerabilidades de sistemas da internet.

Pluri Metal
Produz peças que envolvam tubos metalúrgicos, além de produzir equipamentos destinados ao agronegócio, principalmente para pequenos produtores. A empresa já desenvolveu uma gaiola tubular para a Base Aérea de Santa Maria. 

Raptro
Atuando na área de engenharia eletrônica, ela desenvolve produtos eletrônicos, softwares e hardwares, além de prestar suporte técnico e treinamento de dispositivo. 

Redomus
Atuando na área da inteligência em segurança, presta serviços na área de vídeo monitoramento e portaria remota.

Rota Simuladores
Desenvolve e produz simuladores para educação, ensino e treinamentos de direção.

Securisystem
Empresa da área de monitoramento e segurança, desenvolve soluções em conectividade e armazenamento em nuvem.

Serluz
Criada em 1993, a empresa produz materiais metalmecânicos leves e pesados, com maquinários de corte plasma, dobras automáticas, entre outros.

Silenkar
Fabrica sistemas para o controle de emissões em motores diesel no Brasil.

Santa Maria Design House
Desenvolve circuitos integrados nas áreas de defesa, comunicações e aeroespacial.

SM Tecnologia
Produz sinalização para veículos de emergência, como viaturas e ambulâncias.

Spall
Produz equipamentos industriais e agrícolas, além de sistemas de movimentação e armazenamento.

TCS
Fabrica equipamentos de movimentação de carga, além de pontes rolantes, pórticos rolantes e talhas elétricas

Tecnopampa
Fabrica máquinas e equipamentos industriais.

TSM Antenas
Desenvolve e fabrica antenas profissionais para telecomunicações e serviços de corte a laser.

Realdrive
Atua na produção de simuladores de direção e outros serviços.

SR Elevadores
Produz e opera elevadores, além de atuar na produção de estruturas metálicas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Feirão da Gare terá horário especial em função do jogo da seleção Anterior

Feirão da Gare terá horário especial em função do jogo da seleção

Verba da Travessia Urbana está no final, e empresas aguardam repasse de mais R$ 20 milhões Próximo

Verba da Travessia Urbana está no final, e empresas aguardam repasse de mais R$ 20 milhões

Economia