para sair do vermelho

Mutirão para renegociar dívidas vai até o fim do mês em Santa Maria

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Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), começou nesta segunda-feira um mutirão, online e presencial, para ajudar endividados a renegociar suas dívidas. O acordo que possibilitou o mutirão foi firmado com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A iniciativa, pela internet, vai até 30 de setembro e pode ser acessada clicando aqui. A plataforma do site é a mesma usada durante os atendimentos presenciais, que vão ocorrer também até o dia 30 de setembro junto ao Procon Municipal (Avenida Rio Branco, 639, no Centro).

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Segundo a dirigente do Procon Santa Maria e presidente da Associação Gaúcha de Procons Municipais, Marcia Rocha, há diversos casos de consumidores que estão em débito e deixam de procurar seu banco por se sentirem constrangidos.

- Por isso, acreditamos que esse mutirão vai incentivar as pessoas a negociarem suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão, muitas vezes motivada por fatores como uma doença na família ou desemprego - disse Marcia.

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Para participar do mutirão online, caso opte por não buscar o atendimento presencial, basta se registrar por meio do site. Um login e uma senha serão disponibilizados. Após, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Quando finalizar o registro, o banco, ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou dar uma resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado. (Assessoria de imprensa da prefeitura)

Instituições que estão participando

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú Unibanco
  • Santander

Para tirar dúvidas :

Horários de atendimento 

  • Pessoalmente, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h30min, com distribuição de fichas até as 12h (60 fichas por manhã). Às segundas e quartas-feiras, é das 13h30min às 16h30min, com distribuição de fichas até as 16h (30 fichas por tarde).



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