Serviço

Mudanças na confecção da carteira de identidade geram insatisfação em Santa Maria

Jaqueline Silveira

Desde dezembro do ano passado, a população tem enfrentado muitas dificuldades para tirar a carteira de identidade, já que o Posto de Identificação foi instalado no prédio onde funciona o Posto Médico Legal. Com os dois postos no mesmo local, o período de atendimento para a confecção das carteiras foi reduzido para um turno, das 8h às 13h – antes o serviço funcionava até as 17h. Como consequência, os 150 documentos feitos diariamente caíram para 60


Chefe do Posto de Identificação, Fabio Pereira da Silva estima que 18 mil carteiras deixaram de ser confeccionadas desde o final do ano passado. Em virtude da mudança, os agendamentos, que antes eram realizados por meio de fichas, internet e telefone, também tiveram de ser alterados. Atualmente, são feitos somente pelo telefone (55) 3223-2730 e já na segunda-feira, devido à grande demanda, o agendamento da semana seguinte é preenchido. Além disso, o telefone não para no gancho em virtude da procura, e os usuários reclamam que não conseguem ligar. 

– Estamos de mãos amarradas, a população está sofrendo, nós estamos sendo xingados – relata Silva, que clama por uma solução em breve para o problema.


A atual gestão da prefeitura procurou o chefe do Posto de Identificação e colocou pelo menos dois lugares à disposição. Um dos prédios precisaria de adaptações, inviabilizando a utilização. Já o outro espaço, conforme Silva, reunia todas as condições e era adequado para atender os usuários, porém o prédio, da União e administrado via convênio pela prefeitura, só pode se utilizado para atividades educacionais, culturais, de turismo e de gastronomia, inviabilizando a cedência.

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