infraestrutura

Leilão de ações do Banrisul pode beneficiar duplicação da Faixa Velha


Foto: Lucas Amorelli (Diário)

O leilão de ações não-preferenciais do Banrisul, realizado ontem, arrecadou R$ 484 milhões e pode ter reflexos em uma obra importante para Santa Maria. Mas o que o leilão tem a ver com a cidade? É que parte desse dinheiro poderá ser usado pelo governo do Estado para pagar a construtora Della Pasqua e permitir a retomada das obras de duplicação da Faixa Velha de Camobi. Inclusive porque, em novembro passado, o então secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, havia informado que assim que houvesse a venda das ações Banrisul, o governo Sartori teria as verbas necessárias para concluir a duplicação.

Ao que tudo indica, isso deve se concretizar. Porém, ainda não há informações oficiais. Desde sexta, a coluna questionou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) sobre a possível retomada da duplicação da ERS-509, mas até ontem à tarde, ainda não havia resposta.

Parceria entre gigante chinesa e Rumo ALL pode trazer investimentos ao transporte de carga no Estado

Vale lembrar: a obra de 4km começou em novembro de 2013 e deveria ser concluída em novembro de 2015. Está parada desde 4 de outubro de 2017.

Para pagar salários e obras?
Apesar de não haver confirmação oficial, informações de bastidores indicam essa possibilidade de retomada das obras, que poderá ser anunciada nos próximos dias. É que a venda das ações do Banrisul dá um pequeno fôlego nas contas do Estado. Apesar de o governo ainda não detalhar para que usará o dinheiro, é bem provável que seja para algumas obras, pois isso teria um impacto eleitoral, já que a verba é insuficiente para retomar o pagamento da folha salarial em dia. Não quer dizer que o dinheiro não será usado para amenizar os atrasos salariais. Isso deve ocorrer, sim, mas terá impacto pequeno.

Votação da nova tarifa de ônibus vai acontecer na próxima semana

Caso a duplicação da Faixa Velha seja retomada e haja garantia de verbas, seria possível concluir as rampas do viaduto em até quatro meses. Ou seja, na prática, o trânsito sobre o viaduto (que está pronto) poderia ser liberado entre agosto e setembro. Mas calma. Será preciso aguardar informações oficiais, que podem ou não se concretizar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Missão de Santa Maria visitará fábricas de tecnologia e defesa em São Paulo

Definição do reajuste da luz vai ocorrer na próxima terça Próximo

Definição do reajuste da luz vai ocorrer na próxima terça

Economia