Impostos

Índice indica que Santa Maria sofreu menos com a crise econômica

A recessão na economia atingiu em cheio diversas cidades, principalmente as industriais. Dados do índice definitivo de retorno do ICMS para os municípios gaúchos, divulgados ontem pela Secretaria Estadual da Fazenda, reforçam a tese de que Santa Maria sofreu menos com a crise em relação a cidades com perfil industrial e por reter boa parte da renda no funcionalismo público. 

Esses índices são calculados com base em informações da economia gaúcha em 2015 e 2016 e apontam que, mesmo com a crise econômica, Santa Maria ganhou espaço na comparação com as outras cidades gaúchas e, por isso, terá leve aumento do retorno do ICMS em 2018. Não significa que nossa cidade cresceu – até porque a arrecadação de ICMS teve queda real de 20% em 2015 e alta real de só 0,5% em 2016 em Santa Maria –, mas que as outras caíram mais do que nós.

Companheiro é preso em flagrante pelo assassinato de mulher em Santa Maria

O índice de Santa Maria subiu de 1,162436, em 2017, para 1,165949, em 2018 – há uma década, era bem menor, na faixa de 1,06. Isso deve dar cerca de R$ 96 milhões que virão do ICMS para a prefeitura gastar em 2018. Já cidades como Caxias tiveram queda de -9,85% no índice, que é calculado levando em conta vários fatores, como população, área, indicadores sociais e, principalmente, a riqueza gerada na cidade.

 Santa Maria segue como a 13ª economia no Estado, apesar de ser a 5ª em população.

Foto: Receita Estadual / DSM


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Supremo afasta Aécio e determina recolhimento noturno

Próximo

Está aberta a temporada de leilões de gado na região

Economia