Tecnologia

GPS e botões de pânico são instalados em ônibus de Santa Maria

Foto Deni Zolin (Diário)

Enfim, começaram a ser instalados aparelhos de GPS nos ônibus do transporte coletivo de Santa Maria. Os primeiros 10 aparelhos estão sendo colocados em veículos da empresa Gabardo Transportes e já estão em fase de testes. A previsão é que, até o final deste ano, os equipamentos sejam instalados nos 250 ônibus coletivos e seletivos da cidade. Esses rastreadores informarão para uma central, em tempo real, onde está cada ônibus na cidade e até a velocidade naquele exato momento, além de condições de tráfego e horário de previsão de chegada.

Veja como funciona o sistema:


O sistema permitirá que, a médio prazo, os usuários de ônibus tenham acesso a um aplicativo gratuito de celular e a um site que informarão quanto tempo falta para o ônibus chegar até o local onde a pessoa está. Também haverá um botão de pânico, para o motorista acionar a empresa e até a Brigada Militar em caso de assalto ou um acidente, informando a localização exata onde está o veículo.

Inflação fecha 2017 com 3,23% em Santa Maria: veja lista dos produtos que mais subiram e baixaram

O sistema é uma das exigências feitas pela prefeitura para a concessão de reajuste da tarifa e teve a instalação atrasada um pouco porque a Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) optou por contratar uma empresa de Santa Maria, que está desenvolvendo um sistema específico para o transporte na cidade e que cobrará um valor bem abaixo do exigido por empresas de fora.

A ATU diz que a implantação do sistema de GPS não irá provocar impacto sobre a tarifa de ônibus, pois a intenção é que seja gerada economia no custo do transporte para pagar o investimento. O valor investido ainda não foi contabilizado.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Começam neste ano os testes com APP que informará sobre o tempo de espera do ônibus Anterior

Começam neste ano os testes com APP que informará sobre o tempo de espera do ônibus

Inflação em Santa Maria fechou 2017 com 3,23% Próximo

Inflação em Santa Maria fechou 2017 com 3,23%

Economia