Santa Maria

Começam neste ano os testes com APP que informará sobre o tempo de espera do ônibus

Deni Zolin

Ainda este ano, deverá começar a funcionar o aplicativo de celular gratuito para que o usuário do transporte coletivo de Santa Maria possa ver em que local está, naquele exato momento, o ônibus que ele espera naquele e quantos minutos levará para o veículo chegar até a parada onde a pessoa está.

A previsão da empresa santa-mariense i3 Tecnologia e da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) é que o aplicativo comece a funcionar em fase de testes ao longo de 2018, mas somente em algumas linhas. Não foi definido em quais, mas possivelmente será nas mais movimentadas. A intenção é testar se o aplicativo funcionará corretamente e corrigir possíveis falhas para, só depois, lançar o sistema para todas as linhas de ônibus da cidade, que incluem 509 itinerários diferentes.

- Precisamos primeiro ter certeza de que está funcionando tudo perfeitamente para não cair no descrédito. Pois se o aplicativo começar a dar problema, os usuários não vão confiar - diz Edmilson Gabardo, diretor da ATU.

GPS e botão de pânico começam a ser instalados nos ônibus de Santa Maria

Não foi dado prazo, mas possivelmente o aplicativo estará disponível para todas as linhas a partir de 2019.

GPS E BOTÃO DE PÂNICO
O sistema desenvolvido pela empresa i3 Tecnologia, dos GPS que começaram a ser instalados nos ônibus de Santa Maria, está integrado aos mapas do Google Maps e ao sistema de controle de tráfego em tempo real Waze. A partir disso, um funcionário que ficará na central de controle poderá perceber os locais de congestionamento normal (marcados em vermelho, na foto acima) ou provocados por acidentes e detectar qual ônibus de determinada linha está parado por muito tempo no local.

Com base nisso, o responsável pelo controle poderá enviar uma mensagem de texto para os ônibus seguintes ou que usam a mesma rua com orientações para fazerem um desvio e evitarem aquele congestionamento - dessa forma, serão reduzidos o tempo da viagem e gastos com diesel. O motorista será avisado por um sinal sonoro ou luz de que há mensagem urgente e, durante uma parada do veículo, poderá ler o aviso no painel. Esse teclado está sendo desenvolvido em Santa Maria mesmo.

- O sistema pode controlar se rotas e horários dos ônibus estão sendo cumpridos e ajudar a Mobilidade Urbana a planejar o sistema de transporte, fazendo mudanças para melhorar o serviço - diz o diretor da i3 Tecnologia, Cristiano Silveira dos Santos. 

Foto: Reprodução
Sistema permite rever trajetos e conferir até velocidade média e máxima de cada ônibus

PROMESSA: SEM AUMENTO DE TARIFA

Durante uma apresentação do sistema à secretaria de Mobilidade Urbana de Santa Maria, Sandra Rebelato, ela já ficou curiosa em saber quando esse custo do sistema de GPS seria incluído no custo da tarifa de ônibus. A resposta da ATU foi de que esse investimento não impactará no valor da passagem. 

- A ideia é que o sistema se pague, senão não faria sentido - disse Gabardo.

Inflação em Santa Maria fica em 3,23% em 2017. Veja produtos que mais subiram e baixaram

A intenção é que, com o programa, as empresas e o sistema de transporte coletivo consigam ter redução de custos, pois a i3 contratará o software Watson, da IBM, que faz análises de inteligência artificial para detectar, por exemplo, que itinerários dos ônibus poderiam ser reduzidos sem causar prejuízos ao serviço. Outra opção é ver que paradas quase nunca têm passageiros para desativá-las, o que reduz as paradas e arrancadas e o gasto com combustível.

Sandra ressaltou que os GPSs foram uma exigência da prefeitura para a concessão do reajuste e destacou a importância de ser uma empresa de Santa Maria que tem tecnologia de ponta e pode se tornar referência no Brasil "exportando" esse sistema.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Defasagem da tabela do IR faz pessoas que ganham mais de R$ 1,9 mil terem de pagar o imposto Anterior

Defasagem da tabela do IR faz pessoas que ganham mais de R$ 1,9 mil terem de pagar o imposto

GPS e botões de pânico são instalados em ônibus de Santa Maria Próximo

GPS e botões de pânico são instalados em ônibus de Santa Maria

Economia