Ainda este ano, deverá começar a funcionar o aplicativo de celular gratuito para que o usuário do transporte coletivo de Santa Maria possa ver em que local está, naquele exato momento, o ônibus que ele espera naquele e quantos minutos levará para o veículo chegar até a parada onde a pessoa está.
A previsão da empresa santa-mariense i3 Tecnologia e da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) é que o aplicativo comece a funcionar em fase de testes ao longo de 2018, mas somente em algumas linhas. Não foi definido em quais, mas possivelmente será nas mais movimentadas. A intenção é testar se o aplicativo funcionará corretamente e corrigir possíveis falhas para, só depois, lançar o sistema para todas as linhas de ônibus da cidade, que incluem 509 itinerários diferentes.
- Precisamos primeiro ter certeza de que está funcionando tudo perfeitamente para não cair no descrédito. Pois se o aplicativo começar a dar problema, os usuários não vão confiar - diz Edmilson Gabardo, diretor da ATU.
GPS e botão de pânico começam a ser instalados nos ônibus de Santa Maria
Não foi dado prazo, mas possivelmente o aplicativo estará disponível para todas as linhas a partir de 2019.
GPS E BOTÃO DE PÂNICO
O sistema desenvolvido pela empresa i3 Tecnologia, dos GPS que começaram a ser instalados nos ônibus de Santa Maria, está integrado aos mapas do Google Maps e ao sistema de controle de tráfego em tempo real Waze. A partir disso, um funcionário que ficará na central de controle poderá perceber os locais de congestionamento normal (marcados em vermelho, na foto acima) ou provocados por acidentes e detectar qual ônibus de determinada linha está parado por muito tempo no local.
Com base nisso, o responsável pelo controle poderá enviar uma mensagem de texto para os ônibus seguintes ou que usam a mesma rua com orientações para fazerem um desvio e evitarem aquele congestionamento - dessa forma, serão reduzidos o tempo da viagem e gastos com diesel. O motorista será avisado por um sinal sonoro ou luz de que há mensagem urgente e, durante uma parada do veículo, poderá ler o aviso no painel. Esse teclado está sendo desenvolvido em Santa Maria mesmo.
- O sistema pode controlar se rotas e horários dos ônibus estão sendo cumpridos e ajudar a Mobilidade Urbana a planejar o sistema de transporte, fazendo mudanças para melhorar o serviço - diz o diretor da i3 Tecnologia, Cristiano Silveira dos Santos.
Foto: Reprodução
Sistema permite rever trajetos e conferir até velocidade média e máxima de cada ônibus
PROMESSA: SEM AUMENTO DE TARIFA
Durante uma apresentação do sistema à secretaria de Mobilidade Urbana de Santa Maria, Sandra Rebelato, ela já ficou curiosa em saber quando esse custo do sistema de GPS seria incluído no custo da tarifa de ônibus. A resposta da ATU foi de que esse investimento não impactará no valor da passagem.
- A ideia é que o sistema se pague, senão não faria sentido - disse Gabardo.
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A intenção é que, com o programa, as empresas e o sistema de transporte coletivo consigam ter redução de custos, pois a i3 contratará o software Watson, da IBM, que faz análises de inteligência artificial para detectar, por exemplo, que itinerários dos ônibus poderiam ser reduzidos sem causar prejuízos ao serviço. Outra opção é ver que paradas quase nunca têm passageiros para desativá-las, o que reduz as paradas e arrancadas e o gasto com combustível.
Sandra ressaltou que os GPSs foram uma exigência da prefeitura para a concessão do reajuste e destacou a importância de ser uma empresa de Santa Maria que tem tecnologia de ponta e pode se tornar referência no Brasil "exportando" esse sistema.