Dias das Crianças

Entidades comemoram abertura das lojas em Santa Maria no feriado de Aparecida

18.309

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
 Movimento foi considerado bom para um feriado que é considerado "menos importante" no calendário do comércio, atrás do Natal e do Dia das Mães

As duas entidades representativas do comércio de Santa Maria avaliaram como positiva a abertura das lojas no sábado, Dia das Crianças e feriado de Nossa Senhora Aparecida. Os números são extraoficiais, mas teriam superado os mais de 300 estabelecimentos que aderiram à campanha para abrir as portas, entre eles 93 lojas de rua (que não ficam em shoppings). Os dirigentes acompanharam as avaliações de lojistas por grupos de WhatssApp.

- O que a gente pôde apurar nos grupos foi que houve um movimento de vendas de um sábado normal. Valeu muito. Antes, meia dúzia de lojas ficavam abertas; desta vez, contando com os shoppings, mais de 300 lojas abriram - avalia a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marli Rigo, que calcula mais de 100 lojas de rua abertas.

Feriado de Dia da Criança deve registrar recorde de lojas abertas em Santa Maria

Segundo Marli, é preciso criar uma "cultura de sacrifício dos lojistas", mesmo sem grandes resultados em venda num primeiro momento. A compensação, de acordo com a dirigente, virá quando a idade se tornar um local de passeio e consumo. Ela aposta na parceria com o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) para reforçar a abertura do comércio em dias alternativos.

O presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa, também avalia como positiva a abertura no sábado. O dirigente diz que monitorou o movimento das lojas por grupos de WhatssApp e visitas. A entidade pretende fazer um balanço mais apurado do desempenho em vendas até quarta-feira com uma enquete com seus associados.

- A adesão foi muito boa e nos surpreendeu porque, pela primeira vez, tivemos uma adesão tão grande nessa data que não é a mais importante para o comércio, ficando atrás do Dia das Mães e do Natal - diz Ademir.

Feisma já vendeu mais de 95% dos estandes

O dirigente destaca a parceria com a CDL na campanha para a abertura do comércio. Representantes das duas entidades visitaram loja por loja e distribuíram material incentivando o funcionamento dos estabelecimentos no feriado. Ademir acredita que mais de 200 lojas de rua abriram as portas, já que muitas não são associadas ao Sindilojas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mega-Sena sorteia nesta segunda prêmio de R$ 30 milhões

Cadastro unificado facilitará acesso a serviços federais Próximo

Cadastro unificado facilitará acesso a serviços federais

Economia