Depois de a possibilidade de passear pelas ruas do mundo inteiro de forma virtual por meio da visão 360 graus do Google Street View, agora é possível ter acesso também a estabelecimentos comerciais de diferentes áreas. É o Google Business View, que chegou recentemente ao Brasil, já vem conquistando espaço em Santa Maria. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelo Google para inserir o mercado corporativo no mundo virtual. Ela já é utilizada em países como Estados Unidos, França, Japão e Itália.
O publicitário e fotógrafo Matheus Cargnin, diretor da empresa In 360, é o único profissional certificado pela Google na região para realizar o cadastro das empresas no sistema, bem como fotografar os ambientes e inseri-los no Business View. Ele comenta sobre as vantagens do serviço.
Simulador do Tesouro compara retorno de aplicações na renda fixa
– É mais uma ferramenta digital que permite o empresário beneficiar o seu cliente por meio de uma visita virtual ao espaço. Ou seja, deixa o cliente já com um conhecimento prévio do seu estabelecimento. Além disso, esta ferramenta pode ser compartilhada em outros canais de comunicação da empresa, como página na internet e no Facebook – destaca Cargnin.
O empresário Jonatas Carlesso, proprietário da Benvenutti Bikes, aderiu à nova ferramenta para sua loja.
– Entendo que é mais uma comodidade para o meu cliente. Ele pode acessar de casa, visualizar as instalações da loja e depois vir comprar. Vejo também como mais uma ferramenta que vai me ajudar no e-commerce (venda pela internet) – diz Carlesso.
Fábrica de roupas abre três vagas para costureiras
Cargnin salienta também os benefícios para quem navega pela internet em busca de informações das empresas que possuem o Business View.
– Se você quer levar o seu animal num pet shop, por exemplo, você pode verificar as condições do local sem sair de casa. O mesmo vale na hora de escolher uma mesa no restaurante, onde é possível ver a localização de cada uma dentro do ambiente – diz o publicitário.
Em apenas dois dias de trabalho, é possível que a empresa já possa ser acessada no Google Business View, conforme Matheus. Ele conta que inicialmente é feita uma sessão de fotos na loja. O equipamento necessário é apenas a câmera, um tripé com cabeça panorâmica e uma lente grande angular. Depois de captadas as fotos, é feita a edição e a costura delas para que se tenha a visão de 360 graus.
– O processo é bem rápido e em torno de dois dias ela já está visível no Google, permitindo um passeio virtual. Para encontrar, basta digitar o nome da empresa no buscador Google e clicar sobre a imagem assim que ela aparecer – explica Cargnin.