Foto: Vinícius Machado
Neste domingo (6), eleitores de todo o Brasil irão às urnas para eleger prefeitos e vereadores de suas respectivas cidades. Em Santa Maria, são sete candidatos ao cargo executivo, mas nenhum à reeleição. Entre os vereadores, estão 257 concorrentes para 21 cadeiras. Para a Justiça Eleitoral, a principal recomendação é que a população vá às urnas, pois o município teve alta taxa de abstenção nas últimas eleições.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Responsável pela 135ª Zona Eleitoral, o juiz Ulysses Louzada foi entrevistado pelo Grupo Diário na manhã deste domingo. Ele reforçou a importância do voto de cada cidadão, principalmente em Santa Maria, cidade que teve 31% de abstenções nas eleições de 2020, e 21%, no pleito de 2022.
– É um chamamento que estamos fazendo. Por favor, venham às urnas. A Justiça Eleitoral está chamando o eleitor para votar. Nós precisamos reduzir a taxa de abstenção da última eleição – exclamou Louzada.
As seções eleitorais abriram às 8h e funcionam até as 17h. Para votar, o eleitor precisa ter em mãos um documento com foto, não sendo obrigatório levar o título de eleitor.
Documentos que serão aceitos
- Carteira de identidade
- Identidade social
- Passaporte
- Carteira profissional reconhecida por lei
- Certificado de reservista
- Carteira de trabalho
- CNH
- Título baixado pelo aplicativo e-Título
Transporte público gratuito
- O TSE determinou a gratuidade no transporte no dia da eleição
- Das 5h às 23h59min, de 6 de outubro
- Em Santa Maria, os horários serão os mesmos dos dias úteis
- Detalhes das linhas podem ser consultados no site do Sistema Integrado Municipal (SIM)
Alterações no trânsito
- Bloqueio total a partir das 6h até o final da apuração dos votos;
- Avenida Medianeira, em ambos os sentidos, entre a Avenida Fernando Ferrari e Dr. Tury;
- Quem trafegar no sentido Centro-Bairro deve converter à direita na Rua General Neto ou Rua Dr. Tury e seguir em direção a Rua Gaspar Martins;
- Nos dois dias, poderá haver restrição do fluxo de veículos em trecho da Av. Medianeira, no sentido Bairro-Centro, entre a Rua 19 de Novembro e Av. Fernando Ferrari, ficando o acesso liberado somente para moradores da quadra;
- Em frente aos locais de votação não será permitido o estacionamento de veículos;
- Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana estarão nos trechos com bloqueios para o monitoramento e o controle do fluxo de veículos.