Empreendedorismo

Empresa de Santa Maria assume gestão de um dos maiores parques de São Paulo

Deni Zolin

Foto: Divulgação

A empresa Urbanes Empreendimentos, de Santa Maria, que tem quatro condomínios na cidade, está explorando agora um novo nicho de mercado, o de administração de parques públicos. Na quinta-feira, assumiu o Parque Estadual de Campos do Jordão (SP), mais conhecido com Horto Florestal, após ter vencido uma concorrência pública. Este é o segundo parque administrado pela empresa, que já cuida há um ano do Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis, na Serra gaúcha. Segundo o dono da Urbanes, Hélio Militz Junior, a intenção é abrir novos parques, como em Santana do Livramento, e concorrer este ano nas licitações para administrar os parques dos Aparados da Serra e de Porto Alegre.

- Há quatro anos, começamos a estudar para atuar em administração de cemitérios, estacionamentos e parques. Percebemos que os parques têm grande potencial e focamos nessa área - diz Militz.

Na quinta-feira, ele assinou o contrato de concessão por 30 anos do Horto Florestal de Campos do Jordão em solenidade com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O parque tem 8 mil hectares, mas 490 hectares devem ser explorados. De acordo com o edital, a empresa deverá realizar o investimento mínimo obrigatório de R$ 8,3 milhões na manutenção da área e instalação de equipamentos para ecoturismo. O documento prevê ainda o congelamento da tarifa nos primeiros 18 meses. Após o período, o valor poderá ser reajustado em até R$ 4 (atualmente a entrada custa R$ 15). A contrapartida será a exploração comercial do espaço.

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A Urbanes está de olho no grande potencial de público de Campos do Jordão, que é a Gramado dos paulistas. Toda a Serra gaúcha recebe 6 milhões de visitantes por ano, sendo que 500 mil vão a Nova Petrópolis, onde está a Aldeia do Imigrante, que recebe 110 mil visitantes. Porém, só Campos do Jordão recebe 4,5 milhões de turistas por ano, sendo que o Horto Florestal tem 120 mil visitantes. Por isso, com a reforma do parque e com novas atrações de ecoturismo, a Urbanes acredita que terá um potencial para um crescimento muito grande do total de visitantes.

Em Nova Petrópolis, a Urbanes já reformou toda a Aldeia do Imigrante, investindo R$ 2 milhões no primeiro ano. O parque ficou novo em folha, e segue gratuito para moradores da cidade, sendo cobrado ingresso só de turistas. A empresa ganha com ingressos, publicidade, aluguel de salas comerciais, de espaços para venda de pipoca e lanches, e para eventos, inclusive para casamentos. Hoje, são 28 lojas e um restaurante que pagam aluguel para explorar serviços. O resultado das melhorias foi um crescimento de 25% no público.

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