tarifa social

Em Santa Maria, 5,9 mil pessoas podem ter desconto na conta de luz

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcello Casal Jr (Agência Brasil) 

Um estudo realizado pela RGE apontou que 164 mil clientes da distribuidora de energia em todo o Estado poderiam se inscrever no programa Tarifa Social da companhia, que pode diminuir a conta de luz em até 65%. O levantamento foi realizado a partir do cruzamento de dados internos como Cadastro único de Programas Sociais do governo federal. Em Santa Maria, 5,9 mil pessoas poderiam garantir o benefício. Atualmente, a cidade tem 7,2 mil pessoas cadastradas no programa. 

Somente neste ano, marcado pela pandemia e pelo enfraquecimento da atividade econômica com um número significativo de demissões, 55,3 mil novos clientes passaram a receber o benefício em todo o Estado. 

- Esses dados nos mostraram que a medida pode contribuir para amenizar ainda mais os impactos da pandemia para um número muito além das atuais 186,4 mil famílias inscritas na tarifa social na área de concessão da RGE - reforça Rafael Lazzaretti, diretor Comercial do Grupo CPFL.

Desde a chegada, como foi o começo da vacinação contra Covid-19 em Santa Maria

Os descontos na conta de luz para os beneficiados pela Tarifa Social são aplicados de forma cumulativa para faixas de consumo que vão de 0 kWh a 220 kWh. A tarifa tem um desconto de 65% para os primeiros 30 kWh consumidos no mês. Para o consumo de 31 a 100 kWh/mês, o desconto é de 40%. Finalmente, a parcela de consumo entre 101 e 220 kWh no mês tem 10% de desconto. Isso significa que, se o beneficiário da Tarifa Social tem um consumo mensal de 50 kWh, ele receberá um desconto de 65% sobre os primeiros 30 kWh e de 40% sobre os outros 20 kWh.

Para ser enquadrado na categoria como consumidor de baixa renda, o cliente precisa ter ganhos mensais per capita de, no máximo, meio salário mínimo, e estar inscrito em ao menos um programa do governo federal, como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, entre outros. 

Profissionais de saúde da linha de frente serão os primeiros a receber vacina em Santa Maria

Caso se enquadre nos requisitos, deverá também se cadastrar junto à distribuidora, por meio dos canais digitais, pelo site ou pelo aplicativo "CPFL Energia". Basta informar os documentos e comprovantes solicitados.

Caso a pessoa com o benefício da Tarifa Social não seja o titular da instalação, é importante que ela faça o pedido sempre identificando o código do cliente (presente na conta de energia) do local onde mora, para que a RGE possa conceder o benefício de forma adequada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prazo para pagar IPTU em cota única encerra nesta quarta-feira

Mais de 3,4 milhões de trabalhadores podem sacar abono do PIS 2021 Próximo

Mais de 3,4 milhões de trabalhadores podem sacar abono do PIS 2021

Economia