capacitação

Curso sobre energia solar reúne mais de 130 pessoas na UFSM

Francine Boijink

Foto: Pedro Piegas

Um assunto tão em alta na contemporaneidade, a demanda energética e a questão de utilização de fontes renováveis e alternativas, passa a ganhar ainda mais espaço no atual contexto da guerra entre Rússia e Ucrânia. E em meio a esse cenário mundial, Santa Maria é uma das cerca de 70 cidades brasileiras a receber, desde sexta-feira, uma capacitação itinerante ligada à instalação de energia solar fotovoltaica.

São seis turmas, com um total de 130 alunos, que estão realizando o treinamento gratuito em uma sala dentro da unidade móvel Road Show Huawei Solar, estacionada em frente ao Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

As aulas, que seguem neste sábado, serão retomadas na segunda-feira, com aulas pela manhã, visam capacitar profissionais da área sobre essas novas tecnologias, bem como difundir o acesso sobre as mesmas.

- O público-alvo desse caminhão é, principalmente, o profissional que está trabalhando no setor, que é um eletricista, epecista (profissional que atua como projetista, construtor e fornecedor), ou mesmo um engenheiro ou técnico que está trabalhando no setor e que quer estar por dentro de novidades do tema e quer ter um conhecimento um pouco mais avançado - explica o diretor do Instituto de Redes Inteligentes, da UFSM, Leandro Michels.

A capacitação é uma forma de demonstrar novas tecnologias, especialmente, de inversores e conversores com o sistema de armazenamento em baterias de lítio, ainda não disseminada no mercado brasileiro.

- O curso é um curso rápido, para atingir a maior quantidade de pessoas, com duração de quatro horas apenas. A ideia é passar um pouquinho de teoria e fazer demonstrações com equipamentos reais das empresas patrocinadoras para que o aluno tenha contato e observe como se faz a integração desses elementos em uma operação prática real. Então, aqui, tem toda uma infraestrutura prática montada para isso - comenta Michels.

McDonald's adere à Hora do Planeta

USINA

O caminhão possui uma usina fotovoltaica, com os equipamentos sendo utilizados para demonstrações. Além da sala de aula, onde ocorre a capacitação, o caminhão conta também com cozinha e lavandeira equipadas, abastecida por sistema de energia solar.

O programa foi criado pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), com patrocínio da empresa Huawei, e ainda há possibilidade de inscrição (confira o quadro).

Curso de instalação de energia solar Huawei

Quando - Sábado e segunda-feira

Local - Centro de Tecnologia, prédio 7, do campus da UFSM

Quanto - De graça (doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado a uma instituição de Santa Maria)

Inscrições - www.roadshowhuaweisolar.com.br/inscreva-se

Informações - (55) 99661-7275 ou e-mail [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Convênios para microaçudes vão começar a ser assinados ainda neste mês

Próximo

McDonald's adere à Hora do Planeta

Economia