comércio

Convenção fala sobre os desafios no setor varejista e reúne mais de 300 pessoas em Santa Maria

18.295


Foto: Pedro Piegas (Diário)

Santa Maria foi palco da 4ª edição da Convenção do Varejo, que aconteceu ontem no Itaimbé Palace Hotel. Neste ano, a temática abordada em palestras e workshop foi "O Varejo e seus Desafios: como Transformá-los em Oportunidades?". Realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o evento contou com a participação de palestrantes que são referência no setor verejista e que compartilharam experiências e ideias para crescimento da economia da cidade. O encontro reuniu mais de 300 pessoas, entre lojistas, estudantes e autoridades de Santa Maria.

A primeira atração da tarde foi o consultor João Laurentino. Ele é especialista em resultados e atuou como mentor e treinador de mais de 200 empresas, incluindo a Vivara, a Etna, Mallwee, Riachuelo, Boticário, Arezzo e a rede de fast-food Bob's.

Deputados tentam liberar R$ 42 milhões cortados da duplicação das BRs

Ele enfatizou que o empresário não pode dar como desculpa que o movimento caiu para justificar queda nas vendas, pois isso está ocorrendo em todo o mundo. Mas deve avaliar o que é preciso fazer para vender mais mesmo com a redução no movimento de clientes.

- E não adianta dizer que agosto está fraco. É preciso saber que indicador está fraco. É o tíquete médio? É o número de cupons? Precisamos saber isso para ver para onde vamos e onde precisamos melhorar - sugeriu.

Petrobras aumenta preço da gasolina em 3,5%

Para aumentar as vendas, Laurentino enfatizou duas coisas: 1) Que todas as lojas devem ter gerentes, pois o dono pensa em pagar as contas, enquanto o gerente pensa no que é preciso para vender, 2) Que é preciso vender na internet.

- Se você não vende pelo Instagram e pelo WhatsApp, você já era. Se você não sabe, aprenda. Está tudo disponível hoje para aprender - disse ele, durante o workshop.

Projeto de ampliação do aeroporto será entregue até novembro

Na sequência, foi a vez de Marcus Rossi, cofundador da Summit Hub, empresa dona de marcas como Gramado Summit, que foi realizado no mês passado. Na palestra "O que aprendi com 200 startups" Rossi falou sobre nova economia, um termo que, segundo ele, a maioria das pessoas acredita entender, mas, na realidade, desconhece. Rossi também destacou que mesmo as pequenas e médias lojas precisam explorar as vendas online (com sites próprios ou por meio de outros sites de vendas coletivas) ou redes sociais como um segundo braço do negócio. Citou o exemplo da Magazine Luiza que, mesmo tendo mais de mil lojas físicas, tem 41% de seu faturamento com vendas online.

- A gente vem de uma realidade onde grandes negócios estão quebrando e dando espaço para que pequenos surjam com grande relevância em pouco tempo. Acho importante o novo, mas também é superimportante a reinvenção de negócios.

Novo restaurante é inaugurado em Santa Maria

Após um coffee break no meio da tarde, o economista Lucas Schifino trouxe a palestra "Cenário político e econômico: desafios do Brasil e do Rio Grande do Sul com seus novos governos" e Eduardo Tevah encerrou as atividades, com a temática "Em busca da excelência através das pessoas".

Dinâmica em grupo contou com soluções para geração de lucro
Assim como nos outros anos, quem participou da programação da convenção, também pode fazer parte de uma atividade que fez muita gente pensar sobre melhorias no ramo do varejo. Ao mesmo tempo em que ocorriam as palestras, em uma outra sala, os participantes puderam estar presentes em mais uma edição da dinâmica "O Desafio do Varejo".

Placa do Mercosul deixa de ser exigida em transferências do mesmo município

Organizado como parte da programação, a atividade tem o objetivo de aproximar os varejistas regionais das áreas de inovação, tecnologia e agilidade geradas pelas universidades, startups e demais instituições que se voltam a essas temáticas.

O foco das atividades é fazer com que os participantes pensem sobre soluções para possíveis problemas relacionados a temas específicos do ramo varejista, para que apresentem propostas e aprendam a lidar com as diferentes situações que podem encontrar no meio do caminho em direção ao sucesso que almejam.

Viaduto da Walter Jobim será liberado em setembro

Na edição deste ano, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, o tema escolhido para ser proposto como um problema foi: "como os pequenos e médios varejistas locais podem ganhar mercado frente à concorrência das grandes redes de varejo e das plataformas de e-commerce?".

A partir disso, cada grupo teve um tempo determinado para montar, em forma de vídeo, uma estratégia, uma tecnologia ou uma possibilidade que pudesse ser utilizada como uma solução ao problema.

INSS começa a pagar hoje a primeira parcela do 13º dos aposentados

A atividade foi uma promoção da Agittec, da UFSM e da Liga i9, e contou com o apoio de Itec, da UFN, da Fisma e do Tecnoparque. Os vencedores seriam conhecidos ao final da programação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

População local de Santa Maria cresce 8,1% desde 2010 Anterior

População local de Santa Maria cresce 8,1% desde 2010

Deputados tentam liberar R$ 42 milhões cortados da duplicação das BRs Próximo

Deputados tentam liberar R$ 42 milhões cortados da duplicação das BRs

Economia