economia

Com início da safra, preços da melancia devem cair em Santa Maria e região

Joyce Noronha

Foto: Pedro Piegas (Diário)
O atendente Maurício Pereira conta que, por enquanto, frutas estão vindo de São Paulo

O verão chega em 17 dias, mas uma das frutas mais populares da estação já é vendida em mercados, fruteiras e os tradicionais caminhões de beira de estrada: a melancia. A Região Central ainda não começou a colheita, que deve ser iniciada no final da próxima semana, e as frutas que estão à venda são compradas de outras cidades gaúchas e até outros Estados.

4,2 mil carros novos foram vendidos em 2018

Conforme o engenheiro agrônomo Alfredo Schons, que é assistente técnico regional em sistemas de produção de gestão da Emater, a Região Central tem o período de safra entre 15 de dezembro e 15 de janeiro. Ele conta que Santa Maria está com cerca de 120 hectares plantados com melancia, e a expectativa é que a cidade tenha uma produção de 25 mil quilos da fruta por hectare.

Com este índice de produção Santa Maria terá uma safra considerada boa e equivalente à do ano passado. Em 2017, a cidade teve 60 hectares de plantio, com produtividade de 50 mil quilos por hectare, e a safra superou a produção de 2016 em 20%. Apesar deste ano ter mais hectares em plantio, a produtividade prevista é menor, assim, deve se equiparar à colheita de 2017.

De acordo com Schons, São Francisco de Assis e Cacequi são as maiores produtoras de melancia da Região Centro, com 600 hectares e 450 hectares, respectivamente. Com o início da colheita na região, os preços do produto devem baixar em breve.

COMERCIALIZAÇÃO
Enquanto as frutas são trazidas de outras cidades gaúchas e até de outros Estados, a fruta pode ser encontrada em valores de R$ 12 e R$ 20 por unidade. O atendente Maurício Pereira, 26 anos, trabalha na Agrocomercial Canabarro, que vende melancias que vêm de São Paulo para Santa Maria. Ele diz que a procura pela fruta ocorre durante todo o período de primavera e verão, e o estabelecimento vende, em média, de 100 a 150 unidades de melancia por semana.

Lojas de Santa Maria abrem em horário especial a partir do próximo sábado. Veja os horários

Já o vendedor João Antônio Colpo, 54 anos, que estaciona seu caminhão de melancias na Faixa Nova há 15 anos, conta que espera uma carga com 2 mil unidades hoje. Mas nem todas vão para o consumidor final, porque ele tem encomendas de outros vendedores, que revendem na cidade. Estas frutas são de São Paulo, que começa a colheita entre final de outubro e início de novembro. O frete onera no preço de venda para os clientes.

Colpo diz que, depois de 15 de dezembro, quando as melancias da região começam a ser colhidas, os preços devem baixar. Depois da safra da Região Centro, Colpo compra frutas de Rosário do Sul e Bagé para manter o período de vendas até março.

COMO ESCOLHER 
Os vendedores e atravessadores de melancia dão dicas de quando a fruta está mais doce e mais madura:

  • Quanto mais largas são as linhas claras da casca, mais madura a fruta está 
  • Ainda na casca, as marcas que parecem cicatrizes são sinal que as abelhas estiveram em contato com a fruta durante o período de polinização. Estas costumam se as frutas mais doces
  • As machas esbranquiçadas dizem quanto tempo a fruta ficou em contato com a terra. Quanto mais amareladas, mais doce está a fruta. As manchas mais brancas mostram que a fruta ainda está esverdeada
  • As melancias redondas são mais doces
  • As frutas alongadas são mais aguadas
  • Quando uma melancia é pesada demais para o seu tamanho, costuma ter a polpa mais aguada
  • A haste da fruta também deve ser observada: quando está seca, a fruta está madura, se estiver ainda verde, a fruta não completou totalmente a maturação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

455 empresas de Santa Maria devem ser excluídas do Simples Anterior

455 empresas de Santa Maria devem ser excluídas do Simples

4,2 mil carros novos foram vendidos em 2018 Próximo

4,2 mil carros novos foram vendidos em 2018

Economia