coluna deni zolin

Com fim da TV analógica, tendência é que sinal de celulares melhore

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Rodrigo Nenê (Diário)

O fim da TV analógica, que saiu do ar no final de 2018 em Santa Maria, já começa a causar efeitos positivos para os usuários de telefonia celular. É que algumas operadoras começaram a instalar redes de celular na frequência 700MHz, que era ocupada pelos canais da antiga TV analógica. Por ser mais baixa, essa frequência permite um alcance de cobertura até quatro vezes maior, se comparado ao da utilizada até então (2.600 MHz), proporcionando melhor navegação em ambientes como shoppings e restaurantes. A operadora TIM, por exemplo, tem 31 antenas em Santa Maria, e em seis delas, já instalou transmissores de 700 MHz. Até o fim do ano, instalará outra antena 4G em 700MHz. A ativação não muda os custos dos planos e das ofertas de dados da empresa. Hoje, todos os aparelhos do portfólio da TIM já operam na frequência 700 MHz.

Programa Inova RS é lançado no Santa Maria Tecnoparque

Claro que essa mudança vem ocorrendo gradualmente. Por isso, os usuários de muitas operadoras ainda enfrentam problemas de sinais em parte dos locais. O maior salto virá com a chegada da rede 5G, prevista para iniciar em 2020 no Brasil. É que ela permitirá um alcance bem maior que as atuais redes de celular, inclusive em estradas e no interior, e também uma maior facilidade em instalar pequenas antenas de telefonia nas cidades, para melhorar a cobertura.

POR QUE O NOME CELULAR

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Quase todo mundo tem hoje um telefone celular, mas aposto que boa parte não sabe por que esse nome foi adotado? A título de curiosidade, aqui vai a explicação: quando o primeiro celular foi lançado, em 1973, pela Motorola, e o primeiro telefone pesava 970 gramas e a bateria durava 20 minutos de conversa, a tecnologia se baseou no princípio de células (conforme na imagem ao lado). Cada torre (antena) manda sinal para uma área chamada de célula, e essas células acabam ficando lado a lado ou até se sobrepondo. Quando a gente anda de carro, o aparelho identifica de qual antena está vindo o sinal mais forte e fica conectado a ela. Ao chegar perto da célula vizinha, o telefone percebe que o sinal da próxima torre começa a ficar mais forte e passa a se conectar a ela. 

Hoje em dia, tudo é mais fácil e muita gente recebe tudo de mão beijada sem se dar conta dos sacrifícios do passado. Devemos muito aos grandes cientistas e inventores, que foram gerando inovações e facilitando nossa vida ao longo de milênios. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

'Eu vendia produtos na estação de trens de Dilermando de Aguiar', lembra Ildo Bastianello Anterior

'Eu vendia produtos na estação de trens de Dilermando de Aguiar', lembra Ildo Bastianello

Próximo

Movimento intenso marca a abertura da Caixa ao sábado

Economia