Transporte coletivo

ATU cogita pedir reajuste da tarifa de ônibus em outubro

Deni Zolin

O aumento de cerca de 20% no preço do óleo diesel nos últimos três meses, devido à alta do PIS Confins e dos reajustes seguidos da Petrobras, é um dos principais motivos de preocupação das empresas de ônibus de Santa Maria, que já cogitam pedir reajuste da tarifa em outubro. 

Acidente com caminhão deixa 6 mil sem luz na área central

Segundo o diretor da ATU, Edmilson Gabardo, a redução do número de passageiros (menos receita) e o aumento dos preços das peças de manutenção dos ônibus também estariam pesando nas contas das empresas. Algumas estariam tendo dificuldade até para pagar financiamentos nos bancos e não conseguem mais comprar novos ônibus para renovar a frota, segundo Gabardo, pois os custos subiram muito devido à alta do diesel, principalmente.

– Vamos fechar o balanço desse 3º trimestre (no fim de setembro) e pedir atualização dos valores da tarifa – afirmou Gabardo.

Porém, ele esclarece que esse pedido de reajuste só deve ser feito após análise dos custos do transporte coletivo na cidade e se for aprovado por todas as empresas de ônibus.

É óbvio que vai dar muita chiadeira, pois a tarifa de R$ 3,60 já é salgada e a ATU nem cumpriu ainda todas as exigências feitas por Pozzobom. Os usuários se queixam de ônibus lotados e de poucos horários em algumas linhas, de alguns veículos velhos e dos atrasos (muitas vezes devido aos congestionamentos), além da falta de abrigos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Partidos trocam de nomes para amenizar descrença na política 

Próximo

Loterias pagarão mais de 26 milhões em prêmios durante a semana

Economia