Com contratos fechados, primeiras famílias cadastradas no Aluguel Social se mudam para novas moradias em Santa Maria

A família de Lilian e Hendreques se mudou para uma casa no Bairro Nossa Senhora do Rosário. Eles moraram durante 17 anos na Vila Canário, no Bairro Itararé Fotos: Beto Albert (Diário)

Nas últimas semanas, as fortes chuvas que atingiram Santa Maria e outros municípios gaúchos resultaram em óbitos, desaparecidos e inúmeros estragos. Em um cenário como esse, a falta de moradia também dói. Para auxiliar as famílias atingidas pelo evento climático e que residem em áreas de risco, foi sancionada a Lei 6.896/2024, que institui o programa Aluguel Social. A iniciativa, que garantirá a locação de novas moradias para os contemplados, já obteve os primeiros resultados na manhã desta quinta-feira (16).  

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Mudança 

Mudar não é um processo simples e a dona de casa, Lilian Pinto Xhabiaras, 32 anos, sabe disso. A medida se tornou necessária após um deslizamento de terra no dia 1º de maio atingir casas próximo ao Morro do Cechella, no Bairro Itararé. Além de diversos estragos, o episódio resultou na morte de duas pessoas.  

Por conta da situação, Lilian saiu da casa geminada, que foi o lar da família formada com o pedreiro Hendreques dos Santos Silva, 36, durante 17 anos. Foi ali que cresceram as filhas Katiele, 15; Kerolin Vitória, 12; Kassiane, 10; Kimberlyn, 5; e a pequena Elisa, de apenas 3 meses. 

Na manhã desta quinta-feira (16), a mudança começou bem cedo e tinha tom de despedida. Enquanto movéis, eletrodomésticos e outros itens da famílias eram colocados no caminhão da Secretaria de Mobilidade Urbana enchia, Lilian refletia: 

A sensação é de tristeza, porque é toda uma vida que é deixada para trás. Mas daqui para a frente, teremos algo melhor. Seremos felizes. 

Após duas semanas de procura, a família se mudou para o segundo andar de casa no Bairro Nossa Senhora do Rosário. No local, alguns sonhos já poderão ser realizados, como ter uma sacada com vista para a cidade e uma churrasqueira para Hendreques fazer um assado no domingo. Entre sorrisos e abraços, Lilian explica às filhas como será a nova rotina da família. 

– Para nós, a situação foi complicada. Mas graças a Deus, conseguimos sair com nossas cinco filhas vivas. Fomos ajudados por parentes e amigos próximos. E agora, conseguimos uma casa. Nós vamos nos reerguer – afirma.

Programa Aluguel Social

Além de Lilian, Hendreques e as filhas, outras famílias contempladas pelo Programa Aluguel Social se mudaram nesta quinta. O processo ocorreu após a atualização de dados da família na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Santa Maria. Desde segunda-feira (13), a pasta realizou mais de 230 atendimentos relacionados ao programa. 

Com duração de um ano, o auxílio prevê o pagamento do valor de locação do imóvel dos contemplados, que poderá ser de até R$ 1,2 mil (incluindo condomínio e IPTU). O aluguel será pago pela prefeitura diretamente ao locador (proprietário do imóvel ou imobiliária). Já a localização da casa ou apartamento é de escolha do beneficiário, que poderá morar em qualquer bairro ou região da cidade.  

A distribuição de fichas para atendimento ocorre das 8h ao meio-dia no térreo do Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2.277). Na sexta-feira (17), não haverá expediente no local, por conta do aniversário de Santa Maria. Para mais informações sobre o Programa Aluguel Social, entre em contato pelo telefone (55) 3174-1517 ou WhatsApp (55) 99153-4870. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Simpósio debate o caminho dos recursos destinados pelo Imposto Solidário Anterior

Simpósio debate o caminho dos recursos destinados pelo Imposto Solidário

VÍDEO: volta a chover na capital gaúcha; passarela é demolida para criação de corredor humanitário Próximo

VÍDEO: volta a chover na capital gaúcha; passarela é demolida para criação de corredor humanitário

Notícias