Jornalistas apontam as indicadas ao 1º Prêmio Ana Primavesi

Jornalistas apontam as indicadas ao 1º Prêmio Ana Primavesi

Foto: Fernando Barcelos (Diário)

As mulheres indicadas ao 1º Prêmio Ana Primavesi têm um propósito em comum: fazer com que seus trabalhos façam a diferença e impactem significativamente a ciência e a comunidade onde se vive, a partir do tripé pesquisa, ensino e extensão. 


Nesta segunda-feira (24) finalizando a segunda etapa seletiva do processo, o grupo de jornalistas responsável pela fase da curadoria apontou os nomes que se destacaram entre os indicados pelos centros de ensino e administrações das universidades sediadas em Santa Maria: a UFSM e a UFN.  Na próxima quinta-feira (27), na sede do Grupo Diário, as indicadas serão apresentadas às apoiadoras que vão referendar as 10 homenageadas.


​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A iniciativa promovida pelo Diário foi idealizada pela diretora de Jornalismo, Fabiana Sparremberger:

– Com os seus trabalhos nas nossas universidades, muitas das mulheres indicadas mudam realidades não apenas de Santa Maria e região, mas do Estado, do país, e, algumas, inclusive, estão à frente de experiências pioneiras no mundo. Com o Ana Primavesi, a Cidade Universitária estará reconhecendo e valorizando essa riqueza imensurável. Conhecemos empresas, instituições de ensino e órgãos governamentais pelo país afora que fazem essa homenagem às mulheres da ciência, mas não encontramos uma cidade que protagonize esse reconhecimento tão necessário para evoluirmos em nossas conquistas. Santa Maria é pioneira nesta justa e merecida valorização.


Iniciação científica 

Serão nove mulheres homenageadas e uma estudante premiada. No último caso, que tem o objetivo de valorizar e incentivar a iniciação científica, a busca pelas indicadas foi realizada a partir da parceria do Grupo Diário com a Secretaria Municipal de Educação, a 8ª Coordenadoria Regional de Educação e o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS). As instituições consultaram as escolas das respectivas redes em busca de indicações de meninas que, desde cedo, demonstram o amor pela ciência e a pesquisa.


Na próxima semana, o público conhecerá quem são as 10 homenageadas. E, durante todo o mês de julho, antes de subirem ao palco do Treze de Maio, essas mulheres terão suas histórias contadas pelos veículos de comunicação e plataformas do Grupo Diário.


A cerimônia final do 1º Prêmio Ana Primavesi será em 31 de julho, às 19h, no Teatro Treze de Maio. A iniciativa do Grupo Diário tem apoio de UFSM, UFN, Prefeitura de Santa Maria/Secretaria de Educação, Ministério Público da Educação, Coordenadoria Regional da Educação, Câmara de Vereadores de Santa Maria (Promotoria da Mulher), OAB SM, Comissão Municipal da Mulher, Delegacia da Mulher, Theatro Treze de Maio, Sinepe, Adesm, Dieneffer Portela, Habitué, Casa da Audição e Due Fratelli.


Leia mais:

Prêmio reconhece mulheres que impactam a nossa comunidade

7ª Edição do Chá das Mães da Aapecan ocorre no próximo sábado; ingressos ainda estão disponíveis

Vencedores do sorteio de março do Nota Fiscal Gaúcha têm até 2 de julho para resgatar R$ 6 mil em prêmios



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Claudiane Veber

claudiane.veber@diariosm.com.br

Marcha pela reconstrução do Estado começa nesta terça em Brasília Anterior

Marcha pela reconstrução do Estado começa nesta terça em Brasília

Nova espécie de réptil, que viveu antes dos dinossauros, é encontrado em Paraíso do Sul Próximo

Nova espécie de réptil, que viveu antes dos dinossauros, é encontrado em Paraíso do Sul

Notícias