Brasil conquista medalha inédita na marcha atlética no sexto dia dos Jogos Olímpicos de Paris

Brasil conquista medalha inédita na marcha atlética no sexto dia dos Jogos Olímpicos de Paris

Foto: Alexandre Loureiro/COB


O sexto dia da Olimpíada de Paris começou com uma medalha inédita para o Brasil. Caio Bonfim, 33 anos, conquistou a prata na marcha atlética de 20 km. O atleta, que chegou à Paris como o terceiro do ranking mundial, concluiu a prova em 1h19min09seg, 14 segundos atrás do campeão Brian Daniel Pintado, do Equador.

Natural de Sobradinho, Distrito Federal, esta é a quarta Olimpíada de Caio Bonfim. Em 2012, ele estreou com a 39ª posição. Na Rio 2016, chegou ao quarto lugar e esteve próximo do pódio. No ano de 2021, em Tóquio, ele terminou com a 13ª colocação. Em Campeonatos Mundiais, o atleta possui duas medalhas de bronze. Enquanto isso, em Jogos Pan-Americanos, são duas pratas e dois bronzes.

O esporte

A marcha atlética faz parte dos Jogos Olímpicos desde a segunda edição, em 1900. O esporte tem como principais competências a concentração e o preparo físico, já que a prova exige resistência dos competidores. Durante o percurso, os atletas precisam caminhar de forma rápida, enquanto mantém pelo menos um dos pés em contato com o solo. A perna da frente não pode estar flexionada no momento do toque no chão. Da mesma forma, a ponta do pé traseiro só pode sair do solo quando o calcanhar do pé da frente pisar no chão. Qualquer descumprimento de regras é passível de punição, assim como de desclassificação.

Outros brasileiros

Na prova masculina, além de Caio Bonfim, Max Batista terminou com a 28ª posição, enquanto Matheus Corrêa concluiu a disputa na 39ª. Na modalidade feminina, Érica Sena ficou em 13° lugar. Viviane Lyra terminou em 18°, e Gabriela Souza em 36°. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eliminações marcantes e angústia na Divisão de Acesso; como foram os últimos 13 anos do Inter-SM longe da elite do futebol gaúcho Anterior

Eliminações marcantes e angústia na Divisão de Acesso; como foram os últimos 13 anos do Inter-SM longe da elite do futebol gaúcho

Mesmo distante do pódio, Brasil conquista resultados importantes no quinto dia de Jogos Olímpicos de Paris Próximo

Mesmo distante do pódio, Brasil conquista resultados importantes no quinto dia de Jogos Olímpicos de Paris

Esportes