Eliminações marcantes e angústia na Divisão de Acesso; como foram os últimos 13 anos do Inter-SM longe da elite do futebol gaúcho

Eliminações marcantes e angústia na Divisão de Acesso; como foram os últimos 13 anos do Inter-SM longe da elite do futebol gaúcho

Foto: Renata Medina (Inter-SM)


No último domingo, o Inter-SM foi derrotado pelo Pelotas por 2 a 1, no Estádio Presidente Vargas, em partida válida pelo jogo de volta das semifinais da Divisão de Acesso. Com o resultado, o clube foi eliminado da competição e perdeu a chance de classificação para a elite do futebol gaúcho. Sendo assim, em 2025, o Alvirrubro disputará a segunda divisão estadual pelo 14° ano consecutivo.

Confira abaixo como foram as temporadas do Inter-SM desde o rebaixamento no Campeonato Gaúcho de 2011.

2011 - Rebaixado para a Divisão de Acesso

Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)

Após três anos de sucesso na primeira divisão, o ano de 2011 foi marcado pelo rebaixamento do Inter-SM no Campeonato Gaúcho. A equipe iniciou a competição sob o comando de Luiz Carlos Winck, que foi demitido após a quarta rodada, quando o time havia somado apenas 1 ponto em 12 disputados. Na sequência, Suca foi o comandante até o final da competição, mas não conseguiu salvar o clube do rebaixamento. Em 15 jogos na competição foram nove derrotas, quatro empates e duas vitórias. O Inter-SM terminou com a segunda pior campanha entre os 16 times, com dez pontos. Como de costume, foram rebaixados os dois times de pior desempenho.


2012 - Eliminado na segunda fase da Divisão de Acesso / Eliminado na primeira fase da Copa FGF

Foto: Jean Pimentel

De volta à Divisão de Acesso, o Inter-SM terminou a primeira fase com a sexta colocação entre os dez times do Grupo A, avançando para a etapa seguinte. Na segunda etapa, em um grupo de seis times, o Alvirrubro terminou em último, com seis pontos, em dez partidas disputadas.

Além da segunda divisão estadual, o ano de 2012 também foi marcado pela presença do Inter-SM na Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O clube foi eliminado ainda na primeira fase após terminar em último lugar no Grupo B, que tinha sete clubes. Neste ano, os seis melhores avançaram. Ou seja, o Alvirrubro foi o único da chave a ficar de fora da próxima etapa.


2013 - Eliminado na fase de grupos, no primeiro turno da Divisão de Acesso / Eliminado nas quartas de final, no segundo turno da Divisão de Acesso

Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)

Em 2013, o Inter-SM terminou o primeiro turno da Divisão de Acesso com a terceira melhor campanha do Grupo B, que tinha oito clubes, mas apenas os dois melhores avançaram. Na segunda parte do campeonato, foi o quarto colocado do Grupo B, novamente com oito clubes, e garantiu a classificação às quartas de final do turno. Na ocasião, o Alvirrubro foi eliminado pelo Aimoré perdendo as duas partidas.

Outro destaque em 2013 foi a presença do ídolo do clube, Badico, como treinador na Divisão de Acesso. Ele foi atleta do time no final da década de 90 e início dos anos 2000.


2014 - Eliminado nas semifinais do primeiro turno / Eliminado na primeira fase do segundo turno

Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)

No primeiro turno da Divisão de Acesso de 2014, o Inter-SM terminou em segundo lugar no Grupo A, ao lado de outras sete equipes. Nas quartas, o Alvirrubro passou pelo Santa Cruz, mas foi eliminado nas semifinais pelo Ypiranga. No segundo turno, o time não avançou à fase seguinte, após terminar com a quinta colocação.

Vale destacar que, em 2014, o elenco do Inter-SM tinha Goico, goleiro com o maior número de jogos na equipe, e Josiel, atleta revelado no Estádio Presidente Vargas, que foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2007, pelo Paraná. Quem também fez parte do grupo foi o atacante Michel Neves, campeão do mundo com o Inter em 2006.


2015 - Eliminado na segunda fase da Divisão de Acesso

Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)

Em 2015, com Chiquinho e Goico no elenco, o Inter-SM terminou com a terceira colocação do Grupo B, composto por outros sete times, na primeira fase. Na etapa seguinte, no Grupo B, com outros quatro clubes, o Alvirrubro terminou com a quarta colocação e acabou eliminado.

A temporada ainda marcou a aposentadoria do ex-lateral Vainer e a consagração de Goico como o goleiro que mais vestiu a camisa do Inter-SM, com 213 jogos.


2016 - Eliminado na primeira fase da Divisão de Acesso

Foto: Jean Pimentel (Arquivo Diário)

No ano de 2016, o Inter-SM foi eliminado na primeira fase da Divisão de Acesso, depois de ser 6° colocado do Grupo A, que ainda contava com outras sete equipes. Neste ano, o Alvirrubro tinha no elenco o goleiro Matheus Cavichioli, campeão gaúcho com o Novo Hamburgo no ano seguinte, e atual arqueiro da Chapecoense, na Série B do Campeonato Brasileiro.


2017 - Eliminado nas semifinais da Divisão de Acesso

Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)

Em 2017, o acesso voltou a se aproximar do Estádio Presidente Vargas. No Grupo A, com outras sete equipes, o Inter-SM encerrou a primeira fase como a segunda melhor campanha. Nas quartas de final, eliminou o Glória de Vacaria, com direito a decisão por pênaltis. Nas semifinais, o time até venceu o jogo de ida por 1 a 0 contra o São Luiz, em casa, mas perdeu na volta, em Ijuí, por 4 a 1. O sonho do acesso ficou mais uma vez pelo caminho.

No elenco de 2017 estavam Chiquinho e Fernando, lateral-esquerdo formado no clube que atua no Athletico Paranaense. Dentro de campo, o principal destaque foi o centroavante Eduardo, o Edugol. Na casamata estava o treinador Vinicius Munhoz, que se tornou ídolo do clube neste período.

2018 - Eliminado nas semifinais da Divisão de Acesso / Eliminado nas quartas da Copa FGF

Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)

Assim como em 2017, o Inter-SM chegou a estar próximo do acesso em 2018. Após a terceira colocação do Grupo A, na primeira fase, o clube enfrentou novamente o Glória de Vacaria nas quartas de final e avançou depois de golear o adversário fora de casa, atingindo 5 a 2, no placar agregado.

No entanto, nas semifinais, o Inter-SM teve o Pelotas, melhor time da primeira fase, como adversário. No jogo de ida, o Alvirrubro perdeu por 2 a 0, no Estádio Presidente Vargas, e na volta, na Boca do Lobo, foi derrotado por 1 a 0. Chiquinho também estava no elenco de 2018, assim como o treinador Vinicius Munhoz, que comandou a equipe apenas na Divisão de Acesso.

Pela Copa FGF, o time terminou a primeira fase com a quarta colocação do Grupo B, que contava com outros seis times. Nas oitavas de final, o adversário foi o Grêmio, que jogava a competição com o time sub-23. No jogo de ida, empate em Santa Maria. Na volta, vitória gremista em Porto Alegre.


2019 - Eliminado na primeira fase da Divisão de Acesso

Foto: Renata Medina/Inter-SM

A partir de 2019, o Inter-SM passou a conviver com uma realidade distante da fase de mata-mata da Divisão de Acesso. Na edição deste ano, o clube terminou a primeira fase com a quinta colocação do Grupo A, uma posição abaixo da zona de classificação para a etapa seguinte.


2020 - Pandemia cancela Divisão de Acesso / Eliminado nas semifinais da Copa FGF

Foto: Renata Medina (Inter-SM)

Em 2020, o Inter-SM até iniciou a Divisão de Acesso com bons resultados. Nas primeiras três rodadas, o clube era o vice-líder do Grupo B, com cinco pontos. No entanto, em função da pandemia da Covid-19, a competição foi cancelada e só voltou a ser realizada no ano seguinte.

Quanto à Copa FGF, ele foi realizada entre os meses de setembro e dezembro. O Inter-SM terminou a primeira fase com a liderança do Grupo A, ficando à frente de outras quatro equipes. Nas semifinais, o time venceu o Santa Cruz por 1 a 0, fora de casa, mas perdeu pelo mesmo placar, no jogo de volta, em Santa Maria. Nos pênaltis, o Alvirrubro foi eliminado.

Chiquinho era um dos atletas que estava no elenco do Inter-SM em 2020.


2021 - Eliminado na primeira fase da Divisão de Acesso

Foto: Pedro Piegas (Arquivo Diário)

Após um ano sem a conclusão da Divisão de Acesso, a competição voltou a ser realizada em 2021. Mesmo assim, Inter-SM acabou não avançando à fase de mata-mata. No Grupo B, o clube ficou com a quinta colocação, um ponto atrás do primeiro time da zona de classificação, o São Paulo de Rio Grande.

No elenco Alvirrubro de 2021 estavam dois personagens do time de 2024. Chiquinho, atual gerente de futebol, e o volante Fabrício Lusa.


2022 - Eliminado na primeira fase da Divisão de Acesso / Eliminado nas oitavas da Copa FGF

Foto: Eduardo Ramos

Em 2022, o Inter-SM encerrou novamente a primeira fase com a quinta colocação do Grupo B, mas desta vez terminou a três pontos do primeiro time da zona de classificação, o Avenida.

Na Copa FGF, o time foi o segundo colocado do Grupo A, na primeira fase, em uma chave com outras cinco equipes. Nas oitavas, o adversário foi o Garibaldi, time que estava na terceira divisão gaúcha em 2022. Com jogo único no Estádio Presidente Vargas, a partida terminou com empate em 0 a 0. Nos pênaltis, o Garibaldi levou a melhor e avançou.

O lateral-direito Lucas Evangelista, presente no elenco em 2024, iniciou a sua trajetória no clube em 2022. Outro que estava no Inter-SM em 2022 era o atual presidente, Pedro Della Pasqua. Ele foi eleito para o principal cargo do time no dia 3 de outubro, 13 dias antes da eliminação na Copa FGF. Antes, ele exercia o cargo de diretor de futebol.


2023 - Eliminado na primeira fase da Divisão de Acesso / Eliminado nas quartas da Copa FGF

Foto: Renata Medina (Inter-SM)

Em 2023, o Inter-SM foi colocado desde o início da temporada como o favorito ao acesso em função do alto investimento no elenco. Apesar disso, o time ficou apenas com a sexta colocação do Grupo B, ficando distante do mata-mata mais uma vez.

Na Copa FGF, o clube terminou a primeira fase com a segunda colocação do Grupo A, que ainda contava com outras quatro equipes. Nas quartas, o time enfrentou o Novo Hamburgo. Na ida, perdeu por 3 a 0, fora de casa. Na volta, venceu por 2 a 0, mas foi eliminado. A partida também marcou o último jogo de Chiquinho como atleta profissional.

Além do ídolo e ex-camisa 10, outros 14 atletas do elenco de 2024 estiveram no grupo de 2023. São eles: Márcio Goiano, Jean Pablo, Eduardo Noal, Alan Bald, Lucas Evangelista, Mateus Santana, Jean Roberto, Cadinho, Wilson Júnior, Artur Christo, Inácio, Michel, Jarro e David Batista.


2024 - Eliminado nas semifinais da Divisão de Acesso  

Foto: Patrício de Freitas, Especial

Para 2024 o Inter-SM novamente investiu pesado na montagem do elenco, assim como na logística de viagens e na estrutura do clube. Na Divisão de Acesso, o clube terminou a primeira fase com a segunda melhor campanha do Grupo B, com 27 pontos, um a menos que o líder Monsoon. Além disso, o time foi o melhor ataque da fase de grupos, marcando 26 gols. Em 14 jogos foram oito vitórias, três empates e três derrotas.

Nas quartas de final, a equipe santa-mariense eliminou o Veranópolis. Na ida, 0 a 0, fora de casa. No jogo de volta, 1 a 0, no Presidente Vargas, e vaga garantida nas semifinais para enfrentar o Pelotas, time que se classificou para o mata-mata após um empate com o Inter-SM na última rodada da primeira fase. No primeiro duelo, 0 a 0, na Boca do Lobo.

Para a volta, o torcedor alvirrubro preparou uma grande festa para receber o time e lotou o estádio em Santa Maria. Mesmo assim, o Inter-SM foi derrotado por 2 a 1 e adiou o sonho do acesso para 2025.

Quanto à Copa FGF, o clube estaria no Grupo B da competição que inicia no dia 14 de agosto, ao lado de Aimoré, Grêmio (sub-20), São José e São Paulo de Rio Grande. No entanto, o clube já garantiu que não disputará a competição, pois acredita que ela pode ser deficitária. Sendo assim, o foco será a Divisão de Acesso de 2025.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Seleção Gaúcha Sub-17 de basquete masculino treina em Santa Maria neste fim de semana Anterior

Seleção Gaúcha Sub-17 de basquete masculino treina em Santa Maria neste fim de semana

Brasil conquista medalha inédita na marcha atlética no sexto dia dos Jogos Olímpicos de Paris Próximo

Brasil conquista medalha inédita na marcha atlética no sexto dia dos Jogos Olímpicos de Paris

Esportes