2ª Maratona de Santa Maria tem campeão internacional e vencedora de outro Estado

2ª Maratona de Santa Maria tem campeão internacional e vencedora de outro Estado

Foto: Marlon Borba

Na manhã deste domingo (1°), ocorreu a segunda edição da Maratona de Santa Maria. As disputas iniciaram às 6h40min com as provas dos 42km e dos 21km. A partir das 7h30min, os competidores dos 5km e dos 10km começaram o percurso. O evento contou com 3 mil inscritos, o dobro da quantidade de participantes em relação à edição anterior. Na principal categoria (42km), entre os homens, Jackson Ruri Mayua, do Quênia, foi o vencedor. Enquanto isso, entre as mulheres, Juliana Pereira da Silva, natural de Ceres, Goiás, foi a campeã.


O percurso

A partir das 6h40min, os primeiros corredores já eram vistos pelas ruas de Santa Maria. O percurso iniciou na Rua Pinto Bandeira, Bairro Nossa Senhora das Dores, mesmo local marcado para a chegada. Na sequência, passou por avenidas tradicionais da cidade, além das rodovias RSC-287 e a ERS-509 (Faixa Velha). As localidades do trajeto tiveram bloqueio parcial durante as provas, com exceção dos pontos de partida e de término, que foram bloqueados totalmente.

Ao longo do percurso, os competidores contaram com 17 pontos de hidratação, 14 banheiros químicos e oito ambulâncias à disposição. Eles também foram monitorados pelo Centro de Comando do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp).

Na estrutura do evento, montada na Pista de Condicionamento Físico da Brigada Militar, na Rua Pinto Bandeira, as pessoas presentes tiveram acesso a tendas de conveniências, espaço para assessorias esportivas, praça de alimentação, espaço kids, além da presença do Palhaço KatuPiry e DJ.


Os campeões

Apesar das diferentes categorias, que contemplavam quatro distâncias (5km, 10km, 21km e 42km) e idades distintas, a grande expectativa estava voltada para os 42 km, prova tradicional do evento. Entre os homens, o vencedor foi o queniano Jackson Ruri Mayua, que concluiu o trajeto em 2h23min58seg. Pela primeira vez no Brasil, a convite da equipe Aleudo Santos Tupetinho, ele comentou sobre o desempenho na prova e sobre o bom retrospecto de seus compatriotas em provas de longa distância.

– Eu agradeço a Deus, estou muito feliz pela minha vitória. Em meu país, os atletas tentam se esforçar ao máximo para provas como essa, nós treinamos duro – disse o queniano, que não sentiu dores durante o trajeto e afirmou estar bem ao final da prova.

Jackson Ruri Mayua venceu a maratona masculinaFoto: Marlon Borba


Entre as mulheres, o título ficou com Juliana Pereira da Silva, da equipe Taboada Runners, que terminou o trajeto em 3h02min. Natural de Ceres, em Goiás, esta também foi a primeira vez da atleta no Rio Grande do Sul, que teve o frio como principal desafio durante os 42km.

– Eu estava mais preocupada com o frio do que com a maratona, fiquei com o corpo gelado. Mesmo assim, é melhor correr com um clima assim do que quando está muito quente. Eu gostei de competir aqui, me senti bem correndo. Estou muito feliz e quero voltar mais vezes – comentou a goiana, orgulhosa de seu desempenho.

Juliana Pereira da Silva venceu a maratona femininaFoto: Marlon Borba


A presença de um campeão

Uma das atrações da segunda edição da Maratona de Santa Maria foi a presença do ex-atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, que palestrou no sábado (31), na sede central do Clube Dores. Em 2004, na Olimpíada de Atenas, o brasileiro liderava a maratona, quando foi interrompido por um espectador, que provocou a queda de ritmo do atleta e, consequentemente, a perda de posições, fazendo com que terminasse na terceira colocação. Apesar do bronze, Vanderlei foi premiado com a medalha Pierre de Coubertin, entregue aos competidores que colocam o espírito esportivo à frente da vitória.

Foto: Marlon Borba


Pela primeira vez em Santa Maria, o medalhista olímpico competiu na categoria dos 5km e gostou de sentir o carinho da população nas ruas. Enquanto padrinho do evento, ele foi o responsável pela entrega das medalhas e troféus. Após o término de sua prova, motivou competidores que ainda estavam na disputa e interagiu com o público presente.

– A vontade era de estar participando dos 42km. A minha vinda aqui foi para difundir o esporte, mas o espírito competitivo está aqui dentro. Eu me coloquei à disposição para participar dos 5km, porque não é fácil ficar só olhando. É uma participação rápida, mas me permite interagir com o público – afirmou Vanderlei, minutos antes da largada.


Os vencedores


Masculino


42 km

1- Jackson Ruri Mayua
2 - Nidgie da Silva
3 - Gabriel Alves Pozzo
4 - Adelio dos Santos
5 - Vinicius Bernardon da Silva

 
21 km
1 - Kirui Kiprotich
2 - Emerson Rosa Oliveira
3 - Maicon Mancuso
4 - Alan Lasch Vieira
5 - Filipe Matter Cargnelutti

 
10 km
1 - Guilherme Kurtz
2 - Jose Antonio Machado da Cunha
3 - Josiel Vergara
4 - Jurandyr Couto
5 - Geliel Pelisson Scherer

 
5 km
1 - Patrick Eduardo Hermes
2 - Leonardo de Oliveira
3 - Guilherme Moser
4 - Nicolas Adolfo Rodrigues
5 - Eduardo Alan Dallabrida

Feminino


42 km

1 - Juliana Pereira da Silva
2 - Daniele da Silva
3 - Messalina da Luz
4 - Iane Aparecida de Carvalho
5 - Daniele Trevisan Sbeghen


21 km
1 - Salome Chepchumba
2 - Fabricia Ester Stedille
3 - Anastacia Rocha Pereira
4 - Jocasta Oliboni da Luz
5 - Maiana Francieli Secco


10 km
1 - Adriana Domingos da Silva
2 - Karen Brunetto
3 - Aline Bedin Jordao
4 - Claudia Rosane de Castro
5 - Lisiane Londero de Souza


5 km
1 - Emanueli Maiara Hein
2 - Gabriela Hardt Schreiner
3 - Lorena Roberta Baier Rose
4 - Sofia Emanueli Seimetz
5 - Raquel da Luz Nogueira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

Soldiers vence Istepôs FA na segunda rodada da Conferência Sul da BFA Anterior

Soldiers vence Istepôs FA na segunda rodada da Conferência Sul da BFA

Próximo

"Fui bem acolhido e estou me sentindo em casa", diz medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima ao chegar em Santa Maria

Esportes