"Fui bem acolhido e estou me sentindo em casa", diz medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima ao chegar em Santa Maria

Foto: João Alves (PMSM)

Admiradores e inscritos na 2ª Maratona de Santa Maria participaram do evento neste sábado (31).


Troca de experiências, ensinamentos sobre superação, persistência e coragem. Na tarde deste sábado (31), admiradores prestigiaram a palestra do medalhista olímpico e bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, Vanderlei Cordeiro de Lima, no Clube Dores. Aos 55 anos, o ex-maratonista compartilhou parte da sua história, que começou com uma infância humilde em Cruzeiro do Oeste, no Paraná, e trouxe lições com base nas vivências pelo mundo do esporte. "Desde que pisei no solo de Santa Maria fui bem acolhido e estou me sentindo em casa", disse ao Diário momentos antes de subir ao palco.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Pela primeira vez em Santa Maria, Vanderlei é um dos convidados especiais da 2ª edição da Maratona de Santa Mariamarcada para este domingo (1°), onde irá participar da prova de 5km. Além dele, Adriana Aparecida da Silva, bicampeã pan-americana e recordista sul-americana em maratonas, também estará presente no evento e irá disputar a prova dos 21 km.


— Posso dizer que vim correndo pra cá (risos). É um prazer enorme poder estar aqui presente participando desse projeto que não tem só esse olhar esportivo, mas sim, algo muito mais para a sociedade de Santa Maria. O esporte é a maior ferramenta transformação na vida de uma pessoa, principalmente nos nossos jovens, né? Tenho certeza que a corrida impactou a cidade de uma maneira muito positiva e eu estou muito feliz por participar — disse.

Antes de iniciar a palestra, o público assistiu ao vídeo documentário "Vanderlei: pernas, cabeça e coração", lançado em setembro de 2023.


João Alves (PMSM)




Protagonista de uma cenas mais marcantes do esporte brasileiro

Vanderlei Cordeiro foi empurrado para fora da pista por um homem durante competição nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Apesar disso, o atleta trouxe a medalha de bronze para casa. Foto: Wander Roberto (COB)

20 anos, Vanderlei estava prestes a ganhar a medalha de ouro na maratona dos Jogos de Atenas, um feito inédito para o Brasil, quando foi atacado e retirado da pista. A partir daquele momento, o atleta travou uma luta consigo mesmo e transformou o momento de tristeza em glória. Ele entrou no estádio olímpico sob a aclamação de uma plateia emocionada, ganhou a medalha de bronze e ficou marcado para sempre no esporte. Logo depois, através do Comitê Olímpico Internacional (COI), Vanderlei foi agraciado com a Medalha Pierre de Coubertin, de cunho humanitário-esportivo. Ele foi único latino-americano a receber essa honraria, entregue a atletas que colocam o espírito esportivo à frente da vitória.

— A minha história de vida é tão importante quanto as minhas conquistas. Nos tornamos grandes e fortes quando fizemos o que gostamos. O importante é gostar do que se faz, em qualquer profissão. Minhas raízes são de uma família humilde, que tinha suas dificuldades, mas nunca vi meu pai reclamar. Ele sempre agradecia. Com 17 anos, aprendi a ter gratidão por todos os dias da minha vida. Afinal, acordamos com saúde e disposição. O que passei em Atenas foi resultado de renúncias, estar longe de amigos, da família, mas pude acreditar que dentro das minhas limitações fui atleta olímpico e esse é o legado que quero deixar. Por isso, temos que pensar grande e ser movidos por sonhos. Nossa vida tem que ser baseada no comprometimento e na perseverança de que o dia de amanhã será melhor. Nós, atletas, por exemplo, somos modelos para a sociedade.

Aposentado desde 2008, foi ele quem acendeu a pira olímpica em 2016, no Rio de Janeiro, no Maracanã. 

2ª Maratona de Santa Maria

Neste domingo (1°), 3 mil atletas participam da 2.ª Maratona de Santa Maria, nos percursos de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km. O evento tem o dobro de inscritos em relação à edição anterior, realizada no dia 24 de setembro de 2023, onde os atletas Gabriel Pozzo e Caren Lemos foram os vencedores dos 42km. Agora, além de competidores de pelo menos 12 Estados brasileiros, atletas de outros dois países também disputarão a prova. 

A largada e a chegada serão na Pista de Condicionamento Físico da Brigada Militar, na Rua Pinto Bandeira, Bairro Nossa Senhora das Dores. Para a corrida de 21km e de 42km, a saída será às 6h30min. Já para os atletas da corrida de 5km e de 10km, a largada está marcada para as 7h30min. Dos 3 mil corredores inscritos, 2,2 mil são santa-marienses.

Ao longo do trajeto serão 17 pontos de hidratação e 14 banheiros químicos. Oito ambulâncias vão acompanhar os corredores. Todos os participantes também serão monitorados pelo Centro de Comando do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp).

A estrutura do evento terá espaço kids, tenda de convivência, espaço para assessorias esportivas, de apoiadores, praça de alimentação, animação com o Palhaço KatuPiry e DJ

O evento tem mais de R$ 50 mil em premiação em dinheiro, divididos entre a maratona e a meia-maratona.

Alterações no trânsito

Haverá bloqueio total na Rua Pinto Bandeira, entre as ruas Euclides da Cunha e Bento Gonçalves, a partir das 8h de sábado. No domingo, diversas vias terão bloqueios parciais das 6h às 13h. Veja todas as alterações previstas aqui.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

2ª Maratona de Santa Maria tem campeão internacional e vencedora de outro Estado Anterior

2ª Maratona de Santa Maria tem campeão internacional e vencedora de outro Estado

Judocas do ATC participam do Campeonato Brasileiro Sub-13 e Sub-15 Próximo

Judocas do ATC participam do Campeonato Brasileiro Sub-13 e Sub-15

Esportes