autobiográfico

Espetáculo "Sobrevida" traz arte e conscientização sobre o HIV a Santa Maria


Xandre Martinelli e Lincoln Camargo em cena do espetáculo "Sobrevida"Foto: Bob Sousa (Divulgação)

Trabalho autobiográfico criado a partir do diagnóstico positivo de HIV, o espetáculo Sobrevida estreia em Santa Maria no dia 27 de maio, sábado, às 19h, levando arte e conscientização para o Teatro Caixa Preta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A peça, com direção e dramaturgia do artista e jornalista Jaques Machado, conduz a plateia por um passeio através das memórias e medos de quem convive com o vírus. Para assistir, basta retirar os ingressos gratuitos antecipadamente pela plataforma Sympla.

No elenco estão os atores Lincoln Camargo e Xandre Martinelli, que dão vida ao personagem principal em diferentes momentos da trama e ainda interpretam outras pessoas importantes do enredo. A apresentação em Santa Maria faz parte da turnê que está circulando pelo Rio Grande do Sul levando arte e conscientização aos 11 municípios gaúchos onde mais ocorrem casos do vírus.

Além da apresentação, o público poderá conferir um debate com o elenco da peça falando sobre o processo criativo e a contribuição da arte para o combate ao estigma social, e com um agente de saúde do município apresentando as ações de prevenção, tratamento e acolhimento para HIV realizadas pela cidade.

Foto: Alessandro Quevedo (Divulgação)


– Hoje eu sei que falar sobre o HIV ajuda a combater o preconceito e pode salvar a vida de muita gente que, por medo, não se previne, não se testa e, quando descobre a sorologia, ignora o tratamento e acaba morrendo. Precisamos respeitar quem decide não revelar, mas também precisamos conversar sem medo para combater o preconceito – destaca o autor, que trabalha profissionalmente com teatro desde 2018 como ator e produtor, mas estreou como diretor e dramaturgo neste trabalho.

Atrás das cortinas, a peça ainda conta com a atriz e bailarina Angela Spiazzi, responsável pela direção de movimento e corpo do espetáculo, com Ricardo Vivian na iluminação cênica e com Rodrigo Shalako na cenografia.

Sobrevida já foi apresentado no 29º Festival Mix Brasil, o maior festival de Cultura da Diversidade da América Latina, e também no Porto Verão Alegre, além de fazer temporada na Casa de Cultura Mario Quintana e na Sala Álvaro Moreyra, na capital gaúcha. Também foi selecionado na 6ª Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres e recebeu o Prêmio Olhares da Cena de melhor iluminação.


AGENDE-SE

  • O quê – Espetáculo "Sobrevida" em Santa Maria
  • Quando –  27 de maio, às 19h
  • Onde – Teatro Caixa Preta da UFSM, no campus, em Camobi
  • Quanto – De graça
  • Ingressos –  Devem ser retirados antecipadamente pelo Sympla



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Os Mestres": Nei Van Sória e Charles Master trazem show repleto de clássicos do rock gaúcho ao Theatro Treze de Maio

Atriz santa-mariense Louise Clós estrela a nova temporada de Próximo

Atriz santa-mariense Louise Clós estrela a nova temporada de "Reis", novela da Record TV

Cultura