tnt e os cascavelletes

"Os Mestres": Nei Van Sória e Charles Master trazem show repleto de clássicos do rock gaúcho ao Theatro Treze de Maio


Charles Master (à esq.) e Nei Van Sória são os fundadores das bandas TNT e Os CascavelletesFoto: Divulgação

Os Mestres. É assim que os músicos Charles Master e Nei Van Soria são chamados por seus fãs. Artistas emblemáticos da cena musical gaúcha e brasileira e fundadores de duas das mais importantes bandas do chamado rock gaúcho – TNT e Os Cascavelletes – em 2023 resolveram aceitar o título e fazer dele o nome do novo show que une os dois ícones. E a estreia será no palco do Theatro Treze de Maio, no dia 25 de maio, às 20h. Os ingressos custam a partir de R$ 200 e estão disponíveis no site Sympla e na bilheteria do Treze.

No show Os Mestres, Charles, no violão e na voz, e Nei, na guitarra e voz, apresentam os grandes sucessos das bandas que fundaram e das suas carreiras solo, como Cachorro Loco, Sob Um Céu de Blues, Não Sei, Jessica Rose, Outra Noite Que Se Vai e O Tempo. Eles estarão acompanhados por Vinicius Silveira (guitarra), Juliano Pereira (baixo) e Leandro Schirmer (bateria).

Em conversa com o Diário, Charles Master disse que o público pode esperar um show “quente”:

– O público deve aproveitar, porque a gente não sabe se nós vamos conseguir conciliar o trabalho com as nossas carreiras solo para poder estar na estrada com Os Mestres. Então quem tem a possibilidade, aproveite. Tenho certeza que que vai ser mais um daqueles shows que o público guarda no coração para toda a vida.

Conforme Nei Van Sória, será um mergulho em um momento único:

– Dois caras que são amigos a vida inteira compartilham a alegria de terem escrito suas histórias por meios das músicas compostas, cantadas e tocadas. Tudo isso é a trilha sonora das nossas vidas e do nosso público. Vamos celebrar essa trajetória. Vai ser lindo!


ESSE TAL DE ROQUE ENROW GAÚCHO


Conforme o escritor e pesquisador Gérson Werlang, o chamado rock gaúcho surge nos anos 1980. Para ele, esse gênero tem características bem distintas:

– Tem muitas misturas, mas, de uma forma geral, as músicas são cantadas em português. E usa, às vezes até sem perceber, expressões muito nossas, típicas do Rio Grande do Sul.

Entre 1984 e 1985 se deu a explosão do rock gaúcho. Com o advento da Ipanema FM como a rádio rock de Porto Alegre, o gênero encontrou espaço para crescer e foram formadas novas bandas, que fariam parte da coletânea Rock Garagem, de 1984, e que serviu de entrada para a nova geração. O rock também encontrou espaço para apresentar trabalhos autorais em bares e danceterias que foram surgindo na capital gaúcha voltados especificamente ao público jovem. Em 1986, Flávio Basso e Nei Van Sória saem do TNT e montam, com Frank Jorge e Alexandre Barea, o grupo Os Cascavalletes.

A útlima formação do TNT, em 2005: Tchê Gomes, Fábio Ly e Charles MasterFoto: Reprodução

No começo da década de 1990, pode ser observado no Rio Grande do Sul o mesmo efeito observado nacionalmente: com o crescimento da música sertaneja nas rádios, assim como o envelhecimento das bandas dos anos 1980, o rock deixa de ser destaque. Na virada dos anos 2000, percebeu-se uma crescente ebulição do gênero, com a consolidação de diversas bandas e artistas surgidos nas décadas anteriores e o rock voltou a ter um espaço maior de divulgação.

Porém, para Gérson Werlang, a definição do rock gaúcho deve ser um pouco mais ampla, uma vez que a mais usada, geralmente se refere ao cenário do rock de Porto Alegre:

– Também houve um cenário em cidades importantes, incluindo Santa Maria, que, estilisticamente, até tem pouco a ver com com com TNT e Os Cascavelletes, por exemplo. Foi bem mais amplo, até artistas da MPB transitavam pelo rock, como o Nei Lisboa. Foi uma cena bem rica nas cidades que são capitais regionais.

Os Cascavelletes

Para Charles Master, o rock gaúcho, assim como o brasileiro, não é mais o mesmo:

– Muitas bandas e músicos bons não tem mais o mercado de trabalho que merecem. É uma pena, mas o projeto Os Mestres vem justamente para isso. Além de fortalecer e levar esse show para todas as gerações de fãs que já nos conhecem – e outros que não puderam ainda nos ver –, a gente vai para a estrada hoje para tentar devolver o rock gaúcho ao lugar de onde ele nunca deveria ter saído – finaliza.

Sobre o público, Nei Van Sória também aponta que é interessante observar a descoberta de fãs mais jovens. Para ele, é um fenômeno parecido com o que ocorreu nos anos 1980:

– Ao mesmo tempo que temos uma grande parte do público que nos acompanha da nossa geração, há uma importante descoberta do nosso trabalho por um público mais jovem. A gente buscava a referência dos anos 1960. Hoje, a rapaziada mais descolada, que não tem saco para essa coisa rasa do sertanejo, vai buscar nos anos 1980 o que aconteceu de bom! E, claro, muito é mérito da educação que os pais roqueiros, que curtiam nosso som, deram em casa quando ouviam nossos discos.


AGENDE-SE

  • O quê – Show "Os Mestres" com Charles Master e Nei Van Sória
  • Quando – 25 de maio, às 20h
  • Onde – Theatro Treze de Maio, na Praça Saldanha Marinho
  • Quanto – A partir de R$ 200
  • Ingressos – Pelo Sympla e na bilheteria do Theatro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre a lenda do rock Tina Turner, aos 83 anos Anterior

Morre a lenda do rock Tina Turner, aos 83 anos

Espetáculo Próximo

Espetáculo "Sobrevida" traz arte e conscientização sobre o HIV a Santa Maria

Cultura