Foto: Renan Mattos (Diário)
Lisiane começou uma dieta, mas não quis abrir mão das delícias que comia e foi atrás de receitas mais saudáveis
Saborear tortas ou bolos tornou-se tabu para quem resolveu adotar um estilo de vida saudável e cortar açúcares ou carboidratos. Entretanto, quem não dispensa uma fatia de bolo com cobertura de chocolate encontra, sim, alternativas para curtir um docinho sem destruir o plano nutricional. A servidora da Justiça Estadual Lisiane Bedin, 51 anos, resolveu fazer dieta, mas optou por não abrir mão das delícias que acompanharam seus lanches ao longo da vida. Ela tentou buscar em mercados opções saudáveis e gostosas, mas não encontrou o que queria. Foi então que resolveu botar a mão na massa (integral).
- O Meu Forno Fit foi criado para associar a uma alimentação mais saudável e a especialidade é a produção de bolos, cupcakes e tortas salgadas integrais. Tenho receitas que levam farinha integral, aveia, açúcar mascavo e, também, algumas low carb (com pouco carboidrato) - explica a empreendedora.
Casal investe na criação de roupas personalizadas para pets em Santa Maria
O COMEÇO
Não demorou muito para seus confeitos ganharem atenção dos colegas. Logo, surgiram pedidos de doces e bolos que Lisiane não pôde recusar. Assim, ela criou a loja, que funciona por meio das redes sociais.
- Um dia, uma colega pediu para eu fazer para ela levar para casa e me incentivou a começar a vender. Até hoje, ela quer uma porcentagem nas vendas (risos). No início, eu vendia somente para os colegas de trabalho e, aos poucos, outras pessoas começaram a fazer pedidos. Percebi que a venda de produtos integrais era um nicho de mercado pouco explorado e que poderia ser uma boa alternativa para incrementar o orçamento doméstico. Resumindo, é um hobby que virou negócio - define Lisiane, que, apesar de manter o foco na gastronomia fitness, também vende produtos mais açucarados.
Fotos: Meu Forno Fit, divulgação
Torta de especiarias, com damasco, passas, ameixa, castanhas e nozes é um dos mais pedidos
A servidora entende que a aceitação do público para o tipo de produto oferecido está em uma crescente, já que as pessoas têm procurado uma alimentação longe das farinhas brancas e do açúcar refinado. Os pedidos do Meu Forno Fit são feitos sob encomenda. Na página "Meu Forno Fit", no Facebook, é possível conferir os quitutes disponíveis.
- O meu sonho para o Meu Forno Fit, depois da minha aposentadoria no serviço público, é uma boleria artesanal, pequena e charmosa, com atendimento e produtos diferenciados. Seria um local para encontros com amigos, acompanhados de café ou chá - projeta.
Jornalista aposta na produção de alimentos veganos em Santa Maria
CONQUISTADOS
Entre colegas de trabalho e vizinhos, o trabalho de Lisiane se popularizou. A também servidora Jussilene Vallau da Silva Corsini, 40 anos, conheceu os dotes da colega quando ela apresentou as guloseimas no trabalho. Desde então, ela pede bolos integrais, empadões e tortas doces, para comemorações.
- Além de deliciosos, os produtos têm uma excelente apresentação. Eles satisfazem os olhos e o paladar de todos os que experimentam. São de excelentes qualidade e sabor. A Lisiane é extremamente caprichosa e tenho certeza que adiciona, em seus produtos, um ingrediente especial, que é o amor - opina.
Foto: Renan Mattos (Diário)
Bolo de amendoim com cobertura de cacau é um dos campeões de vendas
Apesar de ser vizinha de Lisiane, a estudante de doutorado em Engenharia Florestal Maiara Talgatti, 27 anos, só foi introduzida ao Meu Forno Fit por meio do Instagram pessoal da empreendedora. A história do empreendimento foi confirmada quando o cheiro nos corredores do prédio em que ela e a empreendedora vivem accabou se tornando tentador.
- Das coisas que ela produzi, peço tudo! Do fit ao fat (gordo, em inglês)! Comecei pedindo os bolinhos fits de vários sabores que a Lisiane faz, que são maravilhosos. E, então, com a chegada do meu aniversário, encomendei um naked cake (bolos sem cobertura, que ficam com o recheio à mostra, entre as camadas de massa) delicioso e todos os meus convidados adoraram. Depois disso, recomendei para todas as minhas amigas. Eu adoro. É tudo muito gostoso, lindo e saudável - diz a cliente e vizinha.
Caxiense radicado em Santa Maria abrirá bar de vinhos em agosto
INDICAÇÕES
Foram indicações que colocaram o Meu Forno Fit no cardápio da nutricionista e barista Daiana Lermen de Araújo, 36 anos. Dona da cafeteria Dr. Café, ela serve produtos de Lisiane, como uma torta integral de espinafre, em seu empreendimento. E não existe nenhum tipo de arrependimento.
- Me falaram muito bem dos produtos dela, e eu me interessei por serem produtos integrais, mais saudáveis. Peço para a minha cafeteria todas as semanas, e é excelente! Ela é muito responsável, nunca me deixou na mão. É dedicada, e a gente vê que o produto é de qualidade. Já estamos há dois anos com essa parceria - orgulha-se (Colaborou Lorenzo Seixas).
PARA FAZER EM CASA
Bolo de laranja sem glúten e sem lactose

Foto: Meu Forno Fit, divulgação
- Bata no liquidificador uma xícara de suco de laranja, meia xícara de óleo de girassol, três ovos e uma xícara de adoçante culinário
- Transfira a mistura para uma tigela e acrescente raspas de uma laranja, duas xícaras de farinha de arroz e meia xícara de amido de milho. Misture bem e acrescente uma colher de sopa de fermento para bolo
- Em uma forma untada e enfarinhada com farinha de arroz, leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por 40 minutos. Para ter certeza, faça o teste do palito
- Depois de desenformado, você pode cobrir com ganache de chocolate 70% cacau (derreta uma barra em banho-maria, depois de derretido misture meia caixinha de creme de leite) ou apenas polvilhar com açúcar mascavo e canela