empreende

Bancária aposentada investe na criação de marca de óleos essenciais

Luisa Neves

Fotos: Charles Guerra (Diário)
Edione teve a ideia de trabalhar com essências durante uma especialização. Estudo acabou se tornando um projeto de vida

Citronela, capim-limão, melaleuca, canela, lavanda, laranja doce e alecrim. Lima da pérsia, cravo da índia, eucalipto, hortelã pimenta, limão siciliano, sinergia pátio e citronela. Com todas essas plantas e com os cheiros que a natureza oferece, um novo negócio surgiu no distrito de Boca do Monte, em Santa Maria e tem caído no gosto, ou melhor, no olfato, de quem adora um aroma delicado no ar. São os óleos essenciais da Vimontti, que oferecem uma variedade de bem-estar produzida no centro do Estado e que viraram realidade quase que por acaso, a partir de um desafio proposto a gerentes de uma agência bancária.

Artesão investe em artigos de chimarrão para garantir renda familiar

O INÍCIO
Em 2002, a bancária aposentada Edione Maria Bortoluzzi Dornelles fez um MBA proposto pela superintendência do Banco do Brasil de Mata, onde era gerente. Durante o curso, ela estudou o potencial dos óleos essenciais e das ervas aromáticas e medicinais. Analisou o mercado, apaixonou-se pelo assunto e, finalizado o trabalho, colocou-o em uma gaveta.

- No envelope, onde guardei a monografia escrevi a seguinte frase: "Meu projeto de vida nova". Dois anos depois, retomei o sonho. Eu tinha o que precisava para trabalhar com a natureza: espaço para o cultivo da matéria-prima, um projeto, equipamento, tecnologia disponível e um biólogo.

Jovem começou a fazer sobrancelhas na casa da mãe e, hoje, é sócia de 3 empresas

Assim, nasceu a Vimonti - conta a empreendedora, referindo-se à participação do filho, Eduardo Bortoluzzi Dornelles, 37 anos, responsável técnico e sócio da empresa.

Pesquisa de mercado, criação da marca e desenvolvimento do site foram os primeiros passos no processo de inauguração da Vimontti. Segundo Edione, desde a inauguração, a empresa nunca operou com prejuízo, e todo o faturamento é reinvestido. Com clientes, inclusive na Terra do Sol Nascente, a empreendedora comemora a fidelidade adquirida pela marca.

- Participamos de feiras voltadas ao setor dos aromáticos e já vendemos até para o Japão. Estamos no início, mas contentes pelas primeiras conquistas. Orégano, manjerona, tomilho, menta, lavanda francesa, pitanga e canela estão entre as fragrâncias produzidas ou em produção - afirma Edione.

Além dos óleos, a Vimontti comercializa aromatizadores. Edione conta que Eduardo é patenteador do difusor térmico, dispositivo movido à água quente e portátil, marca registrada na Vimontti.

Universitária investe em doces gourmets e cria um negócio para a família

- Nossa dedicação ao cultivo, à extração e à comercialização de óleos e ervas é 100% natural, com ênfase na preservação do ambiente - diz a empreendedora.

SAÚDE E BEM-ESTAR
Edione acrescenta que é impossível pontuar os benefícios oferecidos pela natureza. Ela conta que muitos profissionais de saúde testemunham o efeito positivo da aromaterapia, técnica que utiliza óleos essenciais, além de outras fragrâncias, para melhorar o bem-estar de uma pessoa.

- A lavanda dentada é estimulante. A francesa ajuda a controlar problemas psiquiátricos. O óleo de gerânio é essencial à mulher. A melaleuca é fungicida, bactericida e viracida. O tomilho, anti-inflamatório, é a planta da coragem. O alecrim estimula a concentração. E tem muito mais benefícios em cada planta - ensina.

Com receita de família e produtos naturais, professora faz sucesso com venda de massas artesanais

Há três anos, a empresária, Sibila Reck, 32 anos, revende os óleos essenciais da Vimontti na Bem Natural, empresa especializada em produtos orgânicos. Ela conta que os produtos são bem procurados, principalmente a melaleuca, devido à eficiência das propriedades medicinais da planta.

- Os produtos são de ótima qualidade, totalmente naturais e, o que é melhor, é tudo feito na nossa terra - diz Sibila.

Além de revender, o fisioterapeuta Daniel Marchi Pereira, 34 anos, é consumidor fiel dos produtos da Vimontt. Entre os mais pedidos, ele destaca a essência de laranja-doce, devido aos princípios que fazem dela uma das mais utilizadas em massagens estéticas.

Mãe transforma amor e criatividade em negócio próprio com laços, fitas, tule e babador

Para a aposentada Roseli Silveira, 59 anos, o diferencial dos produtos de Edione é serem orgânicos. Ela é cliente assídua da melaleuca, recomendada pela potência medicinal. Na família dela, várias enfermidades foram curadas com o uso do produto, entre elas, dores de garganta constantes.

- No difusor de aromas, usamos o óleo de citronela ou de alecrim. Ambos diminuem a ansiedade e nos ajudam a dormir melhor - recomenda Roseli.

Treinador cria 'escolinha de futebol' para adultos em Santa Maria

Além de comercializar os óleos essenciais, a Vimontti oferece serviço de aromatização em ambientes de trabalho, festas e residências.

ONDE ENCONTRAR

  • No mercado público e em representantes distribuídos no comércio de Santa Maria

Pela internet

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casal aposta na criatividade para criar negócio que vende pizzas de brownie e coxinhas de leite em pó Anterior

Casal aposta na criatividade para criar negócio que vende pizzas de brownie e coxinhas de leite em pó

Artesão investe em artigos de chimarrão para garantir renda familiar Próximo

Artesão investe em artigos de chimarrão para garantir renda familiar

Empreendedorismo