Maurício Araujo

Ordem de Serviço para o começo da revitalização da Gare pode ser emitida na próxima semana

Ordem de Serviço para o começo da revitalização da Gare pode ser emitida na próxima semana

Nathália Schneider

Há um mês, no dia 2 de outubro, foi anunciado que o processo licitatório para a revitalização da Gare da Viação Férrea chegava à sua última etapa, com abertura de envelopes contendo as propostas financeiras para o serviço. Porém, 30 dias depois, o processo ainda se arrasta em meio à burocracia. Na ocasião, a empresa De Martini Associados Ltda., de Porto Alegre, apresentou o menor preço, R$ 5,5 milhões, vencendo a licitação para tocar a reforma


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

No entanto, conforme a prefeitura, duas empresas apresentaram recursos às propostas financeiras. A comissão avalia as contrarrazões apresentadas pela empresa Versalhes Incorporação e Construção Ltda., de São Leopoldo, e o prazo se encerra na próxima segunda-feira (6). Somente a partir deste dia é que devem ocorrer a homologação e a assinatura da Ordem de Serviço para o começo das obras.


Contra o tempo

Depois de idas e vindas, a licitação da Gare foi lançada em maio deste ano, sendo suspensa em junho e relançada em julho. Em agosto, cinco empresas estavam na disputa, e três permaneceram no páreo até o mês passado, quando a menor proposta foi apresentada. A empresa vencedora terá seis meses para concluir o serviço. Dessa forma, se na melhor das hipóteses a obra começar neste mês, a revitalização será finalizada em maio de 2024


A reforma da Estação Férrea faz parte do projeto maior do Executivo: o Distrito Criativo Centro-Gare, e deverá ser uma das bandeiras de campanha do candidato governista, o atual vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil). No entanto, para que o futuro tucano possa inaugurar a obra e subir no palanque para discursar, a obra precisa ficar pronta até 6 de julho – três meses antes das eleições municipais. Depois desse prazo, candidatos não podem subir em palanque para inaugurações de obras públicas.

 
É correr contra o tempo para que nenhuma intercorrência impeça a revitalização da Gare dentro do previsto, tanto para comunidade quanto para os planos do governo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Região Central tem quase seis vezes mais animais do que pessoas; confira os números das 39 cidades Anterior

Região Central tem quase seis vezes mais animais do que pessoas; confira os números das 39 cidades

Região Central tem 25 mil mulheres a mais que homens; confira a população de cada um dos 39 municípios Próximo

Região Central tem 25 mil mulheres a mais que homens; confira a população de cada um dos 39 municípios

Mauricio Araujo