As dores (in)visíveis

O mês de fevereiro no Brasil é dedicado a conscientização de doenças como lúpus, fibromialgia e alzheimer. Doenças crônicas com perfis diferentes, mas com uma realidade em comum sentida intensamente por seus portadores e baixo impacto externo.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

LEIA MAIS
06/02/2025 14:00
06/02/2025 14:00


Lúpus
É uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico da pessoa ataca tecidos saudáveis do próprio corpo. Segundo o site do Ministério da Saúde o Lúpus não tem causa definida e pode se manifestar de formas diferentes dentre elas o lúpus sistêmico e o lúpus discóide (na pele).


Vale lembrar
Quando o próprio sistema ataca a si mesmo a tendência é o enfraquecimento do corpo, como um todo, isso é o que acontece com o portador de lúpus. Contudo, essa condição vale para a vida. Não podemos atacar nosso macro ou micro ecossistema, pois estamos atacando a nós mesmos.


Fibromialgia
A característica desta doença é ser uma síndrome capaz de causar dor em todo corpo, com sensibilidade nas articulações, nos músculos e órgãos moles. A maior tensão vivida por um portador desta doença é buscar um diagnóstico e ser difícil de encontrar. Mas, ele segue com dos e sensibilidade aguçadas.


É bom saber 
A sociedade Brasileira de reumatologia explica que “sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo". Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo. O paciente sente mais dor no final do dia. A dor é sentida “nos ossos” ou “na carne” ou ao redor das articulações”.


Alzheimer
Essa é mais conhecida nossa do dia a dia, doença neurodegenerativa capaz de afetar o comportamento de uma pessoa, uma vez que, provoca a decadência das funções cognitivas. A doença de alzheimer evolui de forma lenta e progressiva e seus sintomas devem ser monitorados para que não haja outras hipóteses diagnosticas, pois ela pode ser confundida, em sua fase inicial com outras demências.


Atente-se
Todas essas doenças, como já fora dito, tem em comum, a habilidade de serem invisíveis, de doer de forma incompreensível pelos próprios portadores. Sendo assim, para nós outros fica uma dica valiosa. Não julgue a dor do outro, se for capaz de ajudar no cuidado faça-o, cada um sabe o tamanho das dores que carrega sejam elas visíveis ou não.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Liliane Pereira

POR

Liliane Pereira

Sonhos Anterior

Sonhos

Está calor por aí? Próximo

Está calor por aí?