Saúde da mulher

Em um país que o feminicídio cresce de forma assustadora, sendo mais de 2600 mulheres mortas no ano de 2023, segundo o Laboratório de Feminicídio (Lesfem). E o Brasil ainda amarga o quinto lugar em mortes violentas contra as mulheres. É preciso trazer algumas boas iniciativas para as famílias.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Boas práticas
Há mensalmente no Hospital Casa de Saúde o encontro de gestantes, um momento preparativo voltado para o casal que está em gesta. Não precisa ser o primeiro filho, basta ser um casal disposto a interagir com os outros casais e com a equipe interprofissional para estar ali.


Para quê?
Esses encontros objetivam orientar os casais sobre situações cotidianas, tais como: o que eu devo levar para a maternidade na hora do parto? Quais são as principais formas de acessar o serviço de saúde quando precisa de uma avaliação? O que o casal tem a disposição nesta fase da vida deles? E tantos outros temas mais que permeiam esses encontros.


Recorde que
Eu acredito que já evoluímos muito no ato de maternar, mas ainda é preciso deixar claro que, não é apenas a mulher que engravida, o processo gestacional deveria ser uma experiência feita a dois, oxalá fosse um processo de toda família. Não é mais possível crer que o homem só se torna pai quando a criança nasce...


Nascer 
Outro fator importante é que o nascimento é um evento natural e como tal tem suas particularidades, suas subjetividades e tudo precisam ser apreciadas tanto pelo casal como pelo profissional. Por isso, desde o inicio do processo gestacional todos devem atentar-se para as transformações e estruturas corporais. Quando falo isso é para lembrá-los de que o ato de parir pode ser diferente para uma e outra mãe, que as diferentes formas de parto nem sempre são possíveis ao biotipo corporal da futura mamãe.


Voltando... 
O encontro de gestantes é um evento aberto que pode ser freqüentado por todos os casais que desejarem. Essa abertura a todo público permite que haja um afago em um momento tão delicado com inúmeras transformações físicas, emocionais e comportamentais. As mães que desejarem fazer parte deste momento são muito bem vindas e poderão testemunhar o quanto é bom caminhar juntas com pessoas que querem fomentar desde cedo um novo tempo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Liliane Pereira

POR

Liliane Pereira

Agosto Dourado Anterior

Agosto Dourado

Tecnologias e a saúde Próximo

Tecnologias e a saúde

LEIA MAIS